Secretaria promove ações de prevenção ao suicídio em Dionísio Cerqueira

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha ante estigma do mundo.
Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e nessa direção a Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira está promovendo diversas ações que visam a prevenção ao suicídio.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grande impacto à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Segundo a OMS, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Nesse viés de oferecer um atendimento especializado e apoio àqueles que estão enfrentando problemas relacionados, a Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira intensificou suas ações preventivas durante o mês de setembro, como parte da campanha mundial de prevenção ao suicídio.

A secretaria organizou uma série de palestras, rodas de conversa e eventos motivacionais para alertar a população sobre a importância de buscar ajuda e identificar sinais de alerta em amigos e familiares.
De acordo com o secretário de Saúde, Deniz da Rocha, infelizmente, o suicídio é uma triste realidade que atinge e impacta profundamente a comunidade, por isso a secretaria tem desenvolvido ações para prevenir e conscientizar.

“Nosso trabalho é preventivo, e queremos conscientizar não apenas quem sofre de depressão ou ansiedade, mas também seus familiares, para que possam identificar os sinais e buscar ajuda profissional”, afirmou o secretário.

A programação da campanha de prevenção ao suicídio em Dionísio Cerqueira inclui uma série de palestras e rodas de conversa em diversos bairros e distritos.
A primeira delas acontece nesta terça-feira, 17 de setembro, às 19h, na Unidade Básica de Saúde do bairro Três Fronteiras, com a participação de uma psicóloga.
No distrito de Idamar, o encontro será na quarta-feira (18), e no bairro Jorge Lacerda, na quinta-feira (19).
A psicóloga e a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde estarão à disposição para oferecer suporte e orientar a comunidade.

“A campanha visa não apenas fornecer apoio psicológico imediato, mas também ensinar a população a adotar hábitos que promovam a saúde mental. Não basta apenas tomar um remédio. É essencial ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, como caminhadas, para manter a mente saudável”, destacou.

Segundo Deniz, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município tem desempenhado um papel fundamental na prevenção ao suicídio, com mais de 300 pessoas participando de oficinas terapêuticas.

“A prevenção ao suicídio não deve ser tratada apenas como uma campanha de um mês, mas sim como uma ação contínua durante todo o ano. Infelizmente, os índices de tentativas de suicídio estão aumentando. Por isso, estamos sempre prontos para oferecer ajuda e apoio às pessoas que mais necessitam.

Não tenha vergonha de procurar ajuda. Aqueles que buscam apoio conseguem superar seus problemas e nossa equipe está preparada para dar suporte e ajudar quem precisa”, concluiu o secretário.
A campanha de prevenção ao suicídio em Dionísio Cerqueira segue durante todo o mês de setembro, com o objetivo de conscientizar a população e salvar vidas.

Sair da versão mobile