O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), administrado pelo Instituto Santé, realizou a primeira captação de órgãos do ano, marcando um importante passo na luta pela vida e pela esperança de muitos pacientes.
O procedimento envolveu a doação de dois rins e duas córneas de um paciente na faixa etária de 60 anos, do sexo masculino, beneficiando diretamente quatro pessoas.
A importância da doação de órgãos
A doação de órgãos é um ato de solidariedade que pode salvar inúmeras vidas.
De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), realizado em março de 2024, cerca de 62 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil.
Em Santa Catarina, os dados de junho de 2024 indicam que 1,4 mil pessoas estão na fila de espera por um órgão.
“Um transplante não é apenas uma operação médica, é uma oportunidade para alguém recomeçar, para uma família ter uma nova chance de esperança e alegria. Doar órgãos é um ato de humanidade, mas apesar de sua importância, ainda há uma necessidade crescente de pessoas dispostas a fazer essa escolha.
Falar sobre a doação de órgãos, com os familiares, pode ser o primeiro passo para salvar vidas e oferecer uma nova esperança para quem precisa”, reforça o médico coordenador da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT), Dr. Pedro Favero Cetolin.
Um ato de amor e esperança
A doação de órgãos é um gesto de amor que transcende a vida. A família do doador, ao autorizar a doação, inicia um processo que pode transformar a realidade de muitas pessoas.
A busca ativa por pacientes prioritários começa imediatamente após a autorização, garantindo que os órgãos cheguem a quem mais precisa.
Cada doação é uma nova chance de vida para aqueles que aguardam na fila de transplantes, e o hospital se orgulha de fazer parte dessa corrente de solidariedade.
Vale ressaltar que o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), é uma unidade pública 100% SUS, comprometida em fornecer atendimento de qualidade aos pacientes da região do Extremo-Oeste de Santa Catarina.