Dia Internacional das Cooperativas de Crédito na Cresol

Para consolidar a importância do cooperativismo de crédito no mundo, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito estabeleceu, em 1948, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC).

A data é celebrada na terceira quinta-feira de outubro e chega, em 2024, em seu 76º ano, dedicando-se ao fortalecimento das soluções cooperativistas financeiras nas comunidades do mundo inteiro.

Hoje celebrado no mundo inteiro, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito promove a reflexão sobre a história das cooperativas de crédito, promovendo suas conquistas e reconhecendo o importante trabalho realizado para o desenvolvimento social e econômico de mais de uma centena de países.

O surgimento da data e entender de que maneira as cooperativas de crédito ajudam na promoção de desenvolvimento econômico e social foi o tema tratado pela Cresol Evolução na última sexta-feira, dia 17, em uma conversa com a imprensa.

De acordo com Jair Spinelli, vice-presidente da cooperativa, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito foi lançado em 1948, nos Estados Unidos, onde tem a sede do Conselho Mundial do Cooperativismo de Crédito.

“Para nós estar comemorando um dia como esse, que é reconhecido a nível mundial, é muito gratificante. Saber que há 26 anos demos início aos trabalhos de uma cooperativa para atender agricultores e pessoas que não tinham acesso ao crédito e em tão pouco tempo estamos fazendo parte do reconhecimento a nível mundial, para nós o quanto o Cresol Evolução é muito gratificante”, destacou Jair.

Segundo Jair, a própria ONU destacou que o sistema convencional não traz tanto desenvolvimento local e social quanto as cooperativas.

“E esse sem dúvida é um diferencial das Cooperativas, aqui na nossa região por exemplo, não tem uma festa de comunidade que nós não estejamos presentes. Um evento do município, nós estamos lá, ajudando a promover a cidade e levando nossos serviços cada vez mais perto da população”, afirmou o vice-presidente da Cresol Evolução.

Conforme o Diretor de Negócios da Cresol, Jonas Ansolin, as Cooperativas de crédito são instituições formadas por uma associação de pessoas com o objetivo de oferecer serviços financeiros para seus associados. Essas instituições transformam o mundo por meio de soluções financeiras acessíveis e do impacto que exercem na vida de seus cooperados e na comunidade em que estão inseridas.

“As cooperativas de crédito têm na sua essência a organização dos seus cooperados, que são considerados os donos da cooperativa. A principal diferença com os bancos convencionais tem a ver com os lucros. No banco normal esses valores vão para os acionistas, já no caso da cooperativa as sobras são divididas de maneira proporcional entre os cooperados”, destacou Jonas.

Ainda de acordo com o diretor de Negócios, as Cresol e demais cooperativas de créditos visam prestar serviços financeiros a seus cooperados, porém, com um propósito maior, que é melhorar a qualidade de vida da comunidade e gerar desenvolvimento para a sociedade.

“Nós buscamos promover esse desenvolvimento das mais diversas maneiras, então, sempre que houver uma ação, uma feira, um evento acontecendo no município, vocês podem ter certeza de que as cooperativas de crédito estarão presentes apoiando e incentivando.

E quando falamos em desenvolvimento local, é um dos princípios do cooperativismo, por exemplo, quando eu capto uma poupança aqui no município, existe a exigibilidade de emprestar 60% desse valor na agricultura familiar, no produtor rural aqui de Dionísio Cerqueira”, enfatizou Jonas.

Consolidada como uma das principais cooperativas financeiras do Brasil, a Cresol está há quase 30 anos no mercado, fornecendo soluções financeiras para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e de toda a comunidade.

Ao todo, o Sistema Cresol conta com mais de 900 mil cooperados, estando fisicamente presente em 19 estados brasileiros, por meio de suas agências de relacionamento.

Considerada a terceira força do cooperativismo de crédito no Brasil, a Cresol possui mais de 666 mil cooperados que são atendidos por 664 agências de relacionamento em 17 estados.
Com esse histórico a Cresol oferece ainda várias ações que denotam ainda mais a sua influência e compromisso com o desenvolvimento de seus cooperados, e uma das ações em destaque atualmente é a Cooperar é Ganhar, que no final do ano tornará um de seus cooperados, um milionário.

A campanha promove quatro sorteios mensais de R$ 1.500, sendo que cooperados da Tri Fronteira, já foram contemplados.

“Para participar é muito simples, basta nosso cooperado fazer um investimento em capital social, para receber um cupom para concorrer. Fazendo um investimento em poupança, em aplicações, ele vai concorrer, se ele movimentar o cartão de crédito e pagar a fatura, já está concorrendo.

Já para aquele caso em que ele se torna um cooperado da Cresol, automaticamente ele ganha cinco cupons para concorrer”, explicou Jonas.
O último sorteio da Campanha acontecerá em 23 de dezembro, quando será sorteado o prêmio de R$ 1.000.000.

“Quem não é cooperado Cresol ainda tem tempo de participar, só buscar nossa agência e se tornar mais um novo associado Cresol”, finalizou Jonas.