Os Correios alertam sobre mensagens ou e-mail com cobranças de suposta encomenda taxada; usuários não devem clicar no link disponibilizado pelos golpistas
Os Correios emitiram um alerta sobre golpes com as encomendas. Se caso você receber uma mensagem ou e-mail com suposta encomenda taxada e, por isso, ela está retida, fique atento e não clique no link disponibilizado pelos golpistas.
Encomenda taxada
Conforme a Agência Brasil, os estelionatários enviam SMS fingindo ser dos Correios. Por meio de links maliciosos, os criminosos direcionam os usuários para sites onde os seus dados confidenciais são roubados.
Para não cair no golpe, basta tomar precauções básicas como, desconfiar de mensagens urgentes, conferir o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.
No caso dos correios, o e-mail correto é @correios.com.br.
Se você realmente espera uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento dos produtos.
Confira o site oficial
A Receita Federal destaca que não manda mensagens para cobrar pagamentos para a liberação de mercadores. A emissão do boleto para pagamento é realizada somente pela plataforma ‘Minhas Importações’ no site dos Correios ou no aplicativo.
Dicas para evitar golpes
Ainda, os Correios divulgam dicas detalhadas para evitar dores de cabeça com os golpes; confira:
1.Confira o e-mail e o nome do remetente
“Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais”.
2.Cautela com links
“Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto”.
3.Desconfie de mensagens urgentes
“Sites ou e-mails chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente”.
4.Atualização constante
“Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador”.
5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos
“Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing””.
- Temperaturas negativas no começo da semana antecedem virada no tempo em SC
- O passado e o presente de Dionísio Cerqueira sob um olhar nostálgico das mudanças locais
Fonte: ND+