Amanhecer foi com temperaturas negativas nesta segunda-feira (26). O dia deve ser de tempo firme e seco em todo o Estado
A semana deve começar gelada em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (26), a manhã deve ser de mínimas abaixo de zero, chegando a -5°C entre o Extremo Oeste até a Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí. O dia também deve ser de tempo firme e seco em todo o Estado.
Na região costeira, as temperaturas não devem ser negativas, mas o frio permanece, com mínimas entre 2°C e 8°C. Já as máximas, à tarde, oscilam entre 14°C e 19°C na maior parte do estado e ficam entre 9°C e 15°C no Planalto Sul.
Devido ao frio intenso, segundo a Defesa Civil do Estado, o risco é moderado a alto para ocorrências como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Como ficam as temperaturas em cada região
- Extremo Oeste: 0°C/15,7°C
- Oeste: -1,2°C/15,6°C
- Meio-Oeste: -2,5°C/14,7°C
- Planalto Sul: -1,9°C/14,5°C
- Litoral Sul: 1,6°C/16,2°C
- Vale do Itajaí: -0,5°C/17,7°C
- Grande Florianópolis Serrana: -0,6°C/14,9°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 0,9°C/16,8°C
- Planalto Norte: -2,5°C/17,6°C
- Litoral Norte: 3,8°C/17,8°C
Massa de ar frio continua ao longo da semana
O frio intenso continua nos dias seguintes. Na terça-feira (27), o tempo também segue firme. No amanhecer, as temperaturas devem variar entre -2°C e 4°C no Grande Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana e entre 5°C e 10°C nas demais regiões.
As máximas sobem em relação aos dias anteriores, chegando a 21°C.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Na quarta (28) e na quinta-feira (29), o tempo segue firme no Estado. Nas madrugadas e manhãs, as temperaturas seguem baixas, mas uma virada gradativa dos ventos para Norte colabora para o aumento das temperaturas, que podem chegar a 30°C no Extremo Oeste, na quinta.
- Mulher morre e sogra fica ferida em briga após sair de festa
- O passado e o presente de Dionísio Cerqueira sob um olhar nostálgico das mudanças locais
Fonte: NSC