Está tudo pronto para a realização da tradicional Via Sacra da integração, que envolve os municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen e as Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo e São José Obrero, entidades e diversos grupos.
De acordo com o Pe. Paulo Vanderlei Brisch, Pároco de Barracão, há meses se mobilizam para que, através do espetáculo da fé, os fiéis da Tri Fronteira e turistas de diferentes localidades, participem da caminhada penitencial, via sacra, e vivam uma verdadeira experiência de Deus.
“Esta é a 45° edição da Via Sacra que acontece na fronteira, terá início na sexta-feira Santa, dia 29 de março de 2024, às 19 horas, começando em frente ao centro de eventos de Dionísio Cerqueira, e finalizando no Lago internacional, na fronteira com a Argentina”, explicou o religioso.
Neste ano, acrescentou ele, participam o Bispo da Diocese de Puerto Iguaçu, Argentina, Dom Nicolás Baisi, com cinco padres Argentinos e padres da Fronteira.
Na organização, serão utilizadas 20 carretas devem ser usadas para o palco das encenações. A cada Estação os peregrinos vivem uma forte emoção e são motivados ao compromisso com o Reino de Deus.
“Encenações, efeitos especiais e as reflexões realizadas pelo Bispo, padres Brasileiros e Argentinos; querem levar o povo a tomar consciência do grande amor de Deus por nós, entregando seu filho para a nossa salvação. A Tri Fronteira te espera, venha fazer a via sacra, a caminhada penitencial”, convidou Pe. Paulo.
Segundo ele, com qualquer tempo a via sacra acontecerá.
“Se chover ou se estiver fazendo frio, até isto nos ajudará a rezar, a fazer penitência e Sacrifício. Traga sua vela com proteção ao vento”, finalizou o pároco.