Sicoob divulga medidas emergenciais para os cooperados afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul 

Em face das devastadoras tempestades e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o Sicoob se mobiliza ativamente para apoiar os seus cooperados. As cooperativas que integram o sistema estão implementando uma série de iniciativas emergenciais, que visam proporcionar alívio e apoio durante este período desafiador.

As medidas incluem a prorrogação do pagamento das parcelas de crédito rural por um período de 180 dias, a criação de linhas de crédito emergenciais adaptadas às necessidades de cada localidade afetada direta ou indiretamente, a suspensão da cobrança de créditos vencidos, o parcelamento sem juros das faturas dos cartões de crédito, além da isenção de aluguel e taxas de desconto nas máquinas de cartões (Sipag), entre outras.

Confira os destaques

1)    Linha de crédito especial para pessoa física 

Disponibilização de linha de crédito para pessoa física no valor de R$10.000 para manutenção familiar, com prazo de 24 meses, carência de 6 meses e taxas subsidiadas pelo Sicoob;

2)    Linhas de crédito emergenciais

 Disponibilização de linhas emergenciais para pessoas físicas e jurídicas em condições diferenciadas;

3)    Crédito rural 

Prorrogação dos vencimentos, por 180 dias, das operações vencidas e a vencer no período de 29/4/24 a 31/5/24;

4)    Carteira BNDES/FINAME 

As parcelas a vencer em 15/5 serão prorrogadas ou renegociadas, conforme regras do BNDES;

5)    Crédito imobiliário 

As parcelas a vencer em maio, junho e julho não serão exigidas no período (pausa) e distribuídas nas parcelas futuras, sem alteração do vencimento final do contrato;

6)    Renegociação de dívidas 

Poderão ser renegociadas em condições especiais, caso a caso, atendendo aos melhores interesses do cooperado;

7)    Créditos vencidos 

Suspensão da cobrança de créditos vencidos e negativações por 90 dias;

8)    Proagro 

Criação de um núcleo especializado para apoiar os produtores rurais que necessitarem realizar pedidos de indenizações ao Proagro;

9)    Consórcios 

i) Serão acatados os pedidos de cancelamento de cotas de consórcios adquiridas em abril e maio/24, com devolução imediata dos valores pagos; ii) Haverá isenção da tarifa de transferência de cotas de consórcio;

10)    Cartões de crédito 

i) Parcelamento das faturas de cartões de crédito vencidas e a vencer em maio/24, com taxas reduzidas a zero, em até 6 parcelas; ii) Isenção da cobrança de multas pelo não pagamento da fatura de cartão vencida em maio/24; iii) Prorrogação da data de vencimento dos cartões vencidos em maio/24, de posse dos cooperados, até a normalização do envio de um novo plástico;

11)    Máquina de cartões (Sipag) 

Isenção, por três meses: i) da Taxa de Desconto; ii) da cobrança de aluguel dos terminais;

12)    Seguro de vida 

i) Prorrogação do prazo de cancelamento, por inadimplência, de 90 (noventa) para 180 (cento e oitenta) dias; ii) Indenização do sinistro mesmo que o seguro esteja com parcelas em aberto no período, dentro do novo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

13)    Doações 

Além desse conjunto de ações em favor dos cooperados, o Sicoob está realizando campanha de arrecadação de recursos financeiros, a SOS RIO GRANDE DO SUL, que já mobilizou mais de R$ 2 milhões até o fechamento dessa matéria. E para cada R$1 doado será adicionado R$1 pelo Sicoob, até o montante de R$10 milhões.

O Sicoob destaca que novas medidas poderão ser incluídas e as existentes também podem sofrer alterações conforme regras definidas pelo governo e entidades regulatórias e que segue em constante acompanhamento de atualizações e na busca por soluções, visando disponibilizar o melhor apoio possível aos cooperados diante do cenário atual.

Para acesso a esses benefícios, o cooperado deverá procurar sua cooperativa ou acessar os canais de atendimento do Sicoob – Capitais e regiões metropolitanas: 4000 1111; demais localidades: 0800 642 0000.

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