A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade, e o domínio de idiomas é um dos componentes essenciais para a formação de cidadãos globalmente preparados. Em um mundo cada vez mais conectado, a capacidade de se comunicar em mais de uma língua se torna não apenas um diferencial, mas uma necessidade.
É com essa visão que o Estado de Santa Catarina avança em sua política educacional, anunciando uma importante mudança: a partir de 2025, todos os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual terão aulas de inglês.
Essa medida representa um avanço significativo na educação pública catarinense, pois amplia o acesso ao aprendizado de uma segunda língua desde os primeiros anos escolares. A mudança reflete um esforço contínuo do governo em preparar melhor as crianças para os desafios futuros, garantindo que todos os alunos, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas que serão fundamentais para sua trajetória acadêmica e profissional.
A decisão de introduzir o ensino de inglês a partir do 1º ano do ensino fundamental está alinhada com diversas pesquisas científicas que apontam a infância como o período ideal para a aquisição de uma segunda língua. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro humano está em uma fase de alta plasticidade, o que facilita a assimilação de novos idiomas.
Crianças expostas a uma segunda língua desde cedo tendem a desenvolvê-la com maior fluência e naturalidade, além de apresentarem vantagens cognitivas como maior capacidade de resolução de problemas e habilidades aprimoradas de pensamento crítico.
O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, reforçou essa perspectiva ao anunciar a nova medida. “A ciência já provou que a infância é a melhor fase para aprender uma segunda língua. Por isso, a partir de 2025, todas as crianças de 1º a 5º ano do ensino fundamental passarão a ter aulas de inglês na rede pública estadual”, afirmou.
A introdução do inglês nas séries iniciais visa não apenas proporcionar conhecimento linguístico, mas também preparar os alunos para um futuro onde o domínio de múltiplas línguas será cada vez mais valorizado no mercado de trabalho.
Com a mudança, Santa Catarina se posiciona na vanguarda da educação pública no Brasil, mostrando um compromisso com a qualidade e a equidade no ensino. Para garantir que a implementação seja bem-sucedida, o governo do estado já está se preparando, investindo na formação de professores e na disponibilização de recursos pedagógicos adequados.
A proposta é que os docentes recebam capacitação específica para ensinar inglês aos alunos mais jovens, utilizando metodologias inovadoras e materiais didáticos que tornem o aprendizado atraente e eficaz.
O governador Jorginho Mello destacou o empenho do governo em garantir que essa transição ocorra de forma suave e produtiva para todos os envolvidos. “Já estamos nos preparando para oferecer os melhores recursos, para que os professores possam garantir que nossas crianças aprendam mais e estejam bem preparadas. É com medidas como esta que a Educação de Santa Catarina avança, oferecendo oportunidades valiosas a todos os estudantes catarinenses, desde o ensino fundamental até o ensino superior”, afirmou o governador.
Além do investimento em formação docente, o governo estadual também está focado na melhoria das infraestruturas escolares, garantindo que as salas de aula estejam equipadas com as ferramentas necessárias para um ensino de qualidade. Essa preparação inclui a disponibilização de materiais didáticos específicos para o ensino de inglês e a utilização de tecnologias que possam auxiliar no processo de aprendizagem, como plataformas digitais interativas.
A inclusão do ensino de inglês nos primeiros anos do ensino fundamental tem o potencial de transformar a educação em Santa Catarina. Atualmente, mais de 280 mil estudantes estão matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede estadual. Com a nova medida, esses alunos terão a oportunidade de iniciar seus estudos de uma segunda língua desde cedo, o que pode resultar em um aumento significativo na proficiência em inglês ao longo de sua trajetória escolar.
Essa iniciativa também pode ajudar a diminuir as desigualdades educacionais. Enquanto muitos estudantes de escolas particulares já têm acesso ao ensino de inglês desde a educação infantil, os alunos da rede pública geralmente só começam a aprender o idioma a partir do 6º ano. A nova política educacional de Santa Catarina busca equilibrar esse cenário, proporcionando a todos os alunos as mesmas oportunidades de aprendizado.
A introdução do inglês no ensino fundamental é apenas uma das muitas ações que o governo de Santa Catarina está implementando para melhorar a qualidade da educação no estado. Desde o início da nova gestão, diversas iniciativas têm sido lançadas com o objetivo de fortalecer o ensino e garantir que os alunos catarinenses estejam bem preparados para o futuro.
Entre essas ações, destaca-se o curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem, uma medida crucial para superar as deficiências educacionais que surgiram durante a pandemia de COVID-19. Além disso, a implementação dos ciclos de avaliação anuais no ensino fundamental visa monitorar o progresso dos alunos e identificar áreas que necessitam de reforço.
No ensino médio, o programa CaTec (Centro de Atendimento Técnico) foi introduzido para oferecer apoio técnico e pedagógico aos estudantes, especialmente na preparação para o Enem e outros vestibulares. No ensino superior, o programa Universidade Gratuita representa um avanço significativo, oferecendo acesso gratuito à educação superior para estudantes de baixa renda, o que contribui para a democratização do ensino e para a formação de uma mão de obra mais qualificada.
Embora a introdução do ensino de inglês nas séries iniciais seja um passo importante, ela também traz desafios. Garantir que todos os professores estejam devidamente capacitados para ensinar o idioma, assegurar a disponibilidade de materiais didáticos de qualidade e manter o engajamento dos alunos ao longo dos anos são apenas alguns dos obstáculos que o governo terá que enfrentar.
No entanto, as expectativas são altas. Se bem-sucedida, essa iniciativa pode servir como modelo para outros estados brasileiros, mostrando que é possível oferecer uma educação pública de qualidade que prepare os alunos para o mundo globalizado. A introdução do inglês nas séries iniciais é uma medida que pode ter um impacto duradouro na vida dos estudantes, abrindo portas para oportunidades acadêmicas e profissionais que exigem fluência em mais de uma língua.