O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por grandes avanços na saúde catarinense. Dados da série histórica demonstram que, entre janeiro e março deste ano, o Estado estabeleceu recordes com a realização 33.157 de cirurgias eletivas com internação. Comparado ao ano de 2023, o aumento foi de 28%; já na comparação com 2022, o crescimento chega a 78%. O incremento no número de procedimentos foi observado em todas as especialidades.
Desde o começo de 2023, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem estruturado ações para a redução das filas de espera, promovendo o acesso desde as consultas até a cirurgia.
“A nossa gestão olha pras pessoas. Não há nada mais importante nem mais urgente que atender quem sente dor e quem luta pela vida. Vamos continuar empenhados para que ainda mais catarinenses façam os procedimentos que tanto precisam”, afirma o governador Jorginho Mello.
Para a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, os resultados desse trabalho têm sido observados na ampliação do acesso. “No final do ano passado, lançamos duas importantes ações como orientado pelo governador Jorginho Mello: o Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de cirurgias eletivas. Os números mostram o quanto essas ações são importantes; estamos garantindo que os hospitais recebam os valores condizentes com os procedimentos. Além disso, garantimos a sustentabilidade dessas unidades e asseguramos que as cirurgias sejam realizadas. Com isso estamos caminhando para o nosso objetivo que é trazer qualidade de vida para os catarinenses”, destaca Carmen Zanotto.
A ampliação pode ser observada em diferentes especialidades. Nas cirurgias ortopédicas, que são consideradas o maior desafio da Secretaria, a estratégia adotada foi a ampliação de prestadores, além do pagamento diferenciado para os procedimentos, chegando até 12 vezes pago pela Tabela SUS. Desde 2023, novos 13 hospitais foram habilitados pelo Estado para a realização de procedimentos de Alta Complexidade em Ortopedia.
Os números apresentam uma crescente. No primeiro trimestre de 2022, foram 2.040 cirurgias ortopédicas, em 2023 chegou a 2.852 procedimentos, e agora, em 2024, foram 4.091.
Prioridade aos pacientes oncológicos
Na oncologia, também foram adotadas novas ações, entre elas está a priorização dos pacientes oncológicos. Eles foram retirados da fila de cirurgias eletivas e elencando como pacientes tempo-sensíveis. Desta forma, foi possível ampliar de 2.722 cirurgias, nos três primeiros meses de 2022, para 3.823, no mesmo período de 2024.
Com esta priorização mais de 80% dos pacientes oncológicos vem realizando as cirurgias em até 60 dias, conforme previsto na legislação. No Estado são 20 hospitais habilitados para realizar o procedimento.
Para as ações de redução das filas foram investidos R$479 milhões em 2023 e, a projeção para 2024, está em R$ 650,2 milhões em incentivos fixos.
Foto: Ricardo Trida / SECOM
Leia mais
Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul
Governo de SC prorroga flexibilização para importações do Mercosul por Dionísio Cerqueira