Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

A doação de sangue é um ato de solidariedade capaz de salvar vidas, mas ainda há muitas dúvidas sobre quem pode ou não doar. Uma das questões mais comuns envolve pessoas tatuadas: afinal, quem tem tatuagem pode doar sangue? O medo de restrições e os mitos que cercam o tema acabam afastando possíveis doadores, mas a realidade é bem diferente do que muitos imaginam.

Pessoas com tatuagens podem doar sangue ou não?

Sim, pessoas com tatuagem podem doar sangue, mas existem regras específicas que precisam ser seguidas. O principal critério é o tempo de espera após a realização da tatuagem. De acordo com o Ministério da Saúde e os bancos de sangue no Brasil, é necessário aguardar um período mínimo de 6 meses após a realização da tatuagem para poder doar sangue com segurança.

Esse período é exigido como uma medida preventiva contra possíveis infecções transmitidas pelo sangue, como hepatite B, hepatite C e HIV. Durante esse tempo, o organismo passa por exames que podem detectar infecções antes de o sangue ser coletado para transfusão. Caso a tatuagem tenha sido feita em um estúdio que segue todas as normas sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o prazo pode ser reduzido para quatro meses, dependendo da avaliação do hemocentro.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Por que existe essa restrição para quem tem tatuagem?

O período de espera existe porque a tatuagem envolve o uso de agulhas que perfuram a pele e podem, em casos raros, transmitir infecções se não forem devidamente esterilizadas. Mesmo em estúdios regulamentados, há um pequeno risco de contaminação cruzada caso os procedimentos não sejam seguidos corretamente. A exigência do intervalo de seis meses serve para garantir que qualquer possível infecção latente seja detectada antes da doação.

Quem não pode doar sangue?

  • Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade;
  • Portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (HIV, sífilis, hepatite B e C, HTLV, entre outras);
  • Usuários de drogas injetáveis;
  • Quem passou por procedimentos cirúrgicos recentes (com prazos variáveis);
  • Gestantes e lactantes até o sexto mês pós-parto;
  • Pessoas com anemia ou outras condições que comprometam a qualidade do sangue.

LEIA MAIS: Codex Gigas: A misteriosa “Bíblia do Diabo”

Conclusão

Ter tatuagem não impede ninguém de doar sangue, desde que respeitado o período de espera necessário para garantir a segurança do doador e do receptor. É essencial combater mitos e incentivar mais pessoas a doarem, especialmente diante da constante necessidade de sangue nos hemocentros do Brasil. Se você tem tatuagem e já cumpriu o tempo de espera, sua doação pode fazer a diferença e salvar vidas.

PHILIPS Fone de Ouvido Sem Fio TWS

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)

Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.

  • Emparelhamento rápido
  • Chamadas com microfone integrado
  • Estojo compacto e leve
R$ 111,57 ou 3x de R$ 37,19 sem juros Promoção • Grande desconto
Comprar na Amazon *Preço e condições podem mudar a qualquer momento na Amazon.
Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.