Opinião: Paz interior

Como encontrar a paz interior? Cada um procura à sua maneira a paz interior. Pessoalmente, para mim, ajuda muito estar em contato com o espaço interior, onde as exigências das pessoas não têm acesso. O que é isso? Cada um de nós, no nosso coração tem um espaço onde Deus habita e, se estou em contato com Ele, então as exigências dos outros têm menos força sobre mim. Nesse espaço interior, a tranquilidade e a paz se manifestam.

E se o caminho não é fácil, como ouvi dizer, estou falando para você, mas é um exercício ali preciso apenas sentir para dentro e perceber essa paz e não posso colocar de maneira absoluta às exigências que me são feitas por outras pessoas. As pessoas podem ter expectativas a meu respeito.

Essa palavra é importante, caro leitor: as pessoas têm expectativas a nosso respeito, porém é preciso encontrarmos liberdade diante dessas expectativas. Quem quer cumprir todas as expectativas dos outros, normalmente vai se angustiando muito, porque as expectativas dos outros costumam ser muito altas. Eu percebo pelo meu trabalho de padre: não dá para satisfazer as expectativas dos outros sempre, o importante é cada um saber o que deve fazer. Se atingi a expectativa do outro, tudo bem; se não, eu preciso viver a partir desta liberdade interior.

paz interior

Eu decido quais expectativas realizar e de quais me afastar. Quando tenho essa liberdade interior, não serei agressivo com as pessoas que têm expectativas. Não é para ser agressivo com quem tem expectativas sobre nós, mas adotar a postura de que: “eu respeito as suas exigências, eu as compreendo, porém eu não posso e não quero cumpri-las; eu faço o que acho correto fazer”. Muitas vezes as pessoas têm medo de dizer não às expectativas de outras pessoas; têm medo de dizer ‘não’, porque podem ser feridas ou rejeitadas e não ser mais tão amadas e assim se deixam sufocar muitas vezes pelas exigências.

Não são as exigências os problemas, mas nossa reação a elas. Ao conseguir novamente a nossa liberdade interior, podemos então lidar de uma forma serena com as exigências que os outros nos fazem. Pense nisso.

por Padre Ezequiel Dal Pozzo.

...