A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná aumentou para 161 o número de municípios com órgãos instalados em todo o Estado que atuam em defesa das mulheres. Em seu primeiro mandato, a deputada estadual Cloara Pinheiro foi escolhida pela Comissão Executiva da Casa como Procuradora Especial da Mulher da Casa e reforça a importância de aumentar ainda mais esse número.
Assunto relacionado
“Isso é resultado de um árduo trabalho realizado em conjunto com minha equipe. Estamos percorrendo os municípios do Paraná, destacando a importância desse órgão nas Câmaras Municipais. Quando assumi o cargo de Procuradora Especial da Mulher na Alep, contávamos com 113 Procuradorias. Hoje, somos 161, e a tendência é que esse número aumente ainda mais”, destaca Cloara Pinheiro.
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná expande sua rede, promovendo a proteção e o empoderamento das mulheres em todo o território estadual. As últimas cidades a implantarem a Procuradoria foram Piraquara e Itapejara D’Oeste. Com isso, o estado reafirma sua liderança nacional nesse importante movimento de defesa dos direitos femininos.
- Campanha “Estádio Livre de Assédio” foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
- Valor da Produção Agropecuária do Paraná cresce 11% em 2023 e atinge R$ 197,8 bilhões
A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) da Assembleia é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha, desde julho de 2019, como a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, ao mesmo tempo que atua na defesa dos direitos adquiridos das paranaenses, na mediação para aprimoramento de políticas públicas existentes e na articulação para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino.
Atendimentos das Procuradoria
Desde sua criação, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná prestou mais de 2 mil atendimentos, incluindo assistência às vítimas e orientações às procuradoras municipais e funcionárias. A Procuradoria está aberta, ainda, para receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher, promovendo os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto a qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados. A proximidade com as pessoas é o norte da ProMu, e o objetivo é estar presente em todos os 399 municípios do Paraná.