Você já deve ter ouvido falar em redes de energia mono, bi e trifásica, mas você sabe o que isso significa?.
A rede monofásica é formada por dois fios e entrega uma potência elétrica de 127 volts. Essa é a energia mais utilizada dentro das residências dos paranaenses.
Já a bifásica tem três fios e opera com uma potência de 220 volts.
Por fim, a rede trifásica é formada por quatro fios e é destinada para locais em que são utilizados motores, bem como para construção e mantenimento de aviários, e as atividades da bovinocultura de leite, dentre outras atividades relacionadas à agricultura.
E a Rede Trifásica é a que está chegando a muitos lares do município de Bom Jesus do Sul, principalmente na área rural, com o objetivo de fornecer a energia com mais qualidade e confiabilidade.
Diferente dos formatos anteriores, a rede de distribuição do Paraná Trifásico passa a ser instalada às margens das estradas, para no caso de necessidade de solucionar algum problema, estando próxima da estrada existe uma rapidez na identificação e resolução.
O município foi beneficiado pelo Programa Paraná Trifásico, uma parceria entre o Governo do Estado e a Copel, lançado em 2020 e que está dando um salto de qualidade no serviço de fornecimento de energia na área rural.
Com investimentos previstos na ordem de R$ 2,7 bilhões, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) implantará, 25 mil quilômetros de redes trifásicas de energia no lugar das monofásicas, que vai beneficiar o agronegócio, garantir eficiência e levar mais qualidade de vida a quem mora e trabalha na zona rural.
Outro ponto que ajuda a trazer mais segurança no fornecimento de energia é o fato de o cabo ser protegido, sendo que, dessa forma, o serviço não é desligado caso um galho atinja a fiação
O Programa Paraná Trifásico promete resolver um problema que é comum nas redes de distribuição de energia de áreas rurais que são interligadas e se há um desligamento no início da operação, todos os usuários são afetados. A inovação feita pela Copel mudou para diversas interligações, permitindo que a falha na rede seja isolada e minimizada, não afetando os demais consumidores.
Jornal da Fronteira junto com Você!
Whatsapp JF +55 49 9809-2923 – Canal direto com nossa redação!
ou
ou