Talita Casagrande compartilha sua jornada empreendedora

O programa Diz Aí Podcast conversou na noite de 15 de setembro, com a empresário da Tri Fronteira, Talita Casagrande.

Casada com Leo Zanella Jr e mãe de Gustavo e Benício, Talita Casagrande compartilhou sua trajetória empresarial e os desafios que sua família enfrentou quando seu filho com cinco anos foi diagnosticado com câncer de fígado.

Foi uma entrevista emocionante, que começou com a Talita revelando a maternidade ainda na adolescência, aos 14 anos. Criada em uma família de comerciantes, Talita viveu desde cedo o mundo dos negócios. Talita cresceu imersa nesse ambiente e sempre teve uma inclinação para o empreendedorismo desde tenra idade, brincando de ser empresária.

A empresária Talita Casagrande é bastante ativa e diz que sua vida precisa estar em movimento, e por isto ela vive em busca de desafios e de novas oportunidades.

Atualmente é vice-presidente da Ascoagrin – Associação Empresarial, e foi por alguns anos presidente do Comitê La Frontera.

A família de Talita tem uma história de pioneirismo na fronteira. Sua avó manteve uma loja de noivas aberta por 50 anos, a qual encerrou as atividades neste ano de 2023. Tem mãe de nacionalidade argentina e pai brasileiro, refletindo a multiculturalidade da região da Tri Fronteira.

Com isso, Talita e seu esposa possuem empresas na Argentina, a Vinoteca Casagrande e a Perfumelândia, e também empresa no Brasil, com a Vinoterra. Ela enfrenta desafios únicos, lidando com as oscilações econômicas e cambiais da Argentina, mas também aproveita as oportunidades que surgem, como a abertura da Vinoterra, uma empresa de importação e exportação de vinhos no Brasil durante a pandemia. Ela possui um amplo catálogo de vinhos e tem orgulho da equipe que a ajuda a administrar seus negócios.

Ela destaca a importância de ter uma visão estratégica clara para o negócio, mesmo quando se lida com dois diferentes cenários econômicos, como é o caso de Brasil e Argentina. Talita acredita que é essencial traçar estratégias mesmo sabendo que nem todas terão sucesso, e que a experiência e a capacidade de aprender com os erros são cruciais.

Ela enfatiza que as empresas precisam ter processos organizacionais e controles, os quais são fundamentais para a tomada de decisões, como foi graças a isso que ela acredita que conseguiu sobreviver a pandemia, tempos em que as fronteiras ficarão fechadas.

Talita também menciona o planejamento e uma boa equipe faz o negócio permanecer mesmo quando seus proprietários precisam se ausentar, como foi quando enfrentou a doença do seu filho.

Talita, Leo e família, enfrentaram desafios enormes ao longo da jornada de luta contra o hepatoblastoma do pequeno Benício, na época com 5 anos, um câncer raro e agressivo que desafiou todas as probabilidades. O pequeno menino se viu diante de um diagnóstico que oferecia apenas 1% de chance de sobrevivência, mas sua determinação e a força de sua família o levaram a superar obstáculos inimagináveis.

A jornada de Benício é um testemunho de resiliência e esperança, inspirando e emocionando a todos aqueles que assistiram o relato de Talita no podcast. Ela recordou que, mesmo nos momentos mais difíceis, jamais perdeu a fé e que acredita que, além da medicina, a cura do filho é, também, um milagre.

No geral, a história de Talita Casagrande é um exemplo de empreendedorismo e resiliência na região da Tri Fronteira, onde desafios econômicos e cambiais são parte do cotidiano empresarial. Ela demonstra uma paixão pela fronteira, que ela vê muitas oportunidades em diversas áreas, especialmente do turismo.

A história de Talita Casagrande nos lembra da importância da resiliência, da fé e da perseverança diante dos desafios da vida. Seja no mundo dos negócios ou na luta contra uma doença devastadora, a determinação e a capacidade de se adaptar são qualidades que podem nos guiar rumo ao sucesso.

A história de Talita é um exemplo inspirador de como enfrentar as adversidades com coragem e determinação, construindo um futuro mais brilhante, mesmo quando o caminho parece árduo.

Para assistir a entrevista completa, acesse o canal do Diz Aí PodCast: DIZ AÍ PODCAST #15 – TALITA CASAGRANDE

...