Circuito Cultural Arte e Valores incrementa feiras e eventos sociais no Extremo Oeste Catarinense

A Polo Projetos, departamento de projetos da Agência Polo, concluiu mais um Programa de Incentivo à Cultura (PIC) com o projeto Cultural Arte e Valores. A proposta, que teve duração aproximada de quatro meses de duração, atuou em diversos eventos na região, nas cidades de São Miguel do Oeste, São José do cedro, Cunha Porã, Princesa e Guarujá do Sul.

Trazendo ainda mais motivos para celebrar a cultura local, contando com uma variedade de apresentações que encantaram expositores e visitantes.

Conforme a diretora da Agência Polo, Marília Maróstica Alberto, o Circuito Cultural Arte e Valores foi uma iniciativa que visou promover a diversidade cultural e artística da região, proporcionando momentos de entretenimento e descontração para toda a comunidade.

Cultural 1

Além disso, contou  com o apoio essencial de incentivadores locais e do Programa de incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina. Ela destaca a importância do projeto no fomento da cultura no estado, trazendo visibilidade aos artistas locais e estaduais.

Em paralelo a Expo Guarujá, feira do comércio, indústria, agricultura e animais de Guarujá do Sul, exposição que ocorreu nos dias 05, 06 e 07 de Abril de 2024, o público acompanhou as performances de diversas bandas e cantores regionais, contando também com grupo de danças folclóricas e humorista.

Em São José do Cedro, diversos eventos foram sede do projeto, no complexo Ocktober em 06 de Janeiro e 03 de Fevereiro de 2024, ocorreram diversas apresentações culturais tradicionais da região. A programação contou com grupos de danças alemães, grupos musicais, além do show com humorista, baile de casais e celebração da cultura alemã com diversas festividades e atrações no 3º Café Colonial, que também arrecadou alimentos não perecíveis para comunidade local.

WhatsApp Image 2024 05 10 at 15.35.491

A segunda edição da feira do comércio de São José do Cedro, a Feco Cedro, que ocorreu na Gruta São Cristóvão nos dias 09 e 10 de Março, também foi palco de atrações trazidas pela PIC. Incentivando os valores e cultura de nossa região e a chegada do clima natalino na cidade, nos dias 16, 18 e 19 de Dezembro de 2023 o projeto contou com o Show de Conexão Brasil, a apresentação do Grupo de Danças Himmelblau e a chegada do Papai Noel nas comunidades do munícipio.

Em Cunha Porã, o projeto também proporcionou uma noite especial de vésperas do natal com iluminação especial da praça municipal, Janaina Jhoy e Show de Natal do Grupo Águas Nativas, o evento ocorreu em 20 de Dezembro de 2023. Já em São Miguel do Oeste em 15 de Dezembro de 2023, a praça Walnir Bottaro Daniel, foi palco de uma noite mágica e repleta de entretenimento, o público teve a oportunidade desfrutar de um show infantil para as crianças, e performances musicais.

 No Clube da comunidade de linha Vista Alegre, em Princesa, mais de seis grupos de dança subiram ao palco, embalando o público para o baile que se sucedeu após o jantar, finalizando o circuito de atrações culturais trazidas para a região com o apoio de incentivadores da cultura.

AVALIAÇÃO

Conforme o presidente do Grupo de Danças Himmelblau, proponente do projeto, Heleno Petroli, esse projeto proporcionou ao grupo de dança a divulgação do grupo. “Apresentamos a cultura alemã para diversos lugares do município e também fora do município”, comenta. Além de destacar a visualização do grupo além do aspecto artístico: “Não é só um grupo de danças, mas sim um grupo de pessoas que passam alegria e animação para outras”, diz.

WhatsApp Image 2024 05 10 at 15.35.49

O projeto cultural também proporcionou a perpetuação da arte feita pelo grupo, com uma arrecadação que será destinada às apresentações, “Vai ajudar nós na nossa divulgação, do nosso trabalho em outros municípios, saídas, ajuda de custo com transportes e alimentação do grupo”, finaliza.

Leia mais

Santa Catarina registra mais de 1.200 agricultores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos

Unetri é parceira na realização do 1º Zig Zag Trail Race da Fronteira – Desafio Internacional

...