Cartilha é entregue aos candidatos a prefeito da Tri Fronteira

Aconteceu na última segunda-feira, dia 30, na Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou, a entrega da Cartilha do Voz Única 2024, aos candidatos a prefeito e vice-prefeito da Tri Fronteira.

O evento contou com a participação dos candidatos de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni e Alcir Sawaris; Marilene de Mello e Diego Luiz Poletto; Sidnei Bortoncello e Juarez José Gonçalves.
Pelo município de Barracão, se fez presente o candidato a prefeito Marco Aurélio Zandoná e seu vice, Vanderlei Centenaro.

Os candidatos a reeleição pelo município de Barracão, Jorge Santin e Hercílio Vieira de Andrade Neto, não puderam comparecer ao evento pois no mesmo horário participavam da solenidade de assinatura da ordem de serviço para execução de pavimentação asfáltica entre BR 280, até Distrito de Siqueira Bello e Linha Rossoni. Os candidatos encaminharam uma justificativa.

O secretário de Indústria e Comércio de Barracão, Vitor Luiz Camatti, representou os candidatos, mas por regra determinada pela FASISC, representantes não poderiam se pronunciar no evento, apenas receber a cartilha.

Copia de Sem nome 1920 x 1080 px 13

Já os candidatos de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi e Cesar Bueno; Marquinhos da Agropecuária e Marlise Cabral, não compareceram e justificaram a ausência.
O Voz Única é um programa lançado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, e já envolveu quatro eleições ao Governo Catarinense.

Diante do êxito do Programa, neste ano a FACISC lançou o Voz Única Municipal, para levantar as demandas de cada município, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta acessível e participativa, que informe as demandas dos empresários, e da comunidade, de forma sistematizada.
O programa busca também, informar a comunidade sobre o status dos esforços políticos para atender essas necessidades.

A candidata de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, salientou que o momento foi muito importante dentro do processo eleitoral, e agradeceu à Ascoagrin pela preparação e repasse da cartilha aos candidatos.

“A cartilha traz a voz da comunidade e dos empresários. Então, vamos trabalhar firmemente junto com a Ascoagrin, junto com todos os empresários, sempre fortalecendo o comércio local. E é isso que a gente quer, a participação das pessoas, para que possamos construir um município cada vez melhor”.
Por sua vez, a candidata, Lene Mello, afirmou ser muito importante essa parceria com a Ascoagrin, recebendo a Cartilha do Voz Única, que é levantamento fundamental de demandas da Tri Fronteira.

“O nosso plano de governo também foi desenvolvido a partir das demandas das pessoas. Então, queremos ser parceiros da Ascoagrn e da FACISC, porque nós sabemos que com grandes parcerias podemos fazer grandes ações para o desenvolvimento do nosso município”.
O candidato de Dionísio Cerqueira, Sidnei Bortoncello, destacou ser fundamental receber a cartilha com as demandas da comunidade.

“Tudo o que está na cartilha é também o que estamos ouvindo da população durante a nossa caminhada, conversando com as pessoas, com os empresários. Com certeza, um novo momento político vai acontecer a partir de 2025 e vamos colocar em prática uma grande parceria com a Ascoagrin e com o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, para juntos fazermos grandes ações acontecerem”.
O candidato de Barracão, Marco Zandoná, destacou a importância do momento, em respeito para com a Ascoagrin e o setor empresarial da Tri Fronteira, que elencaram suas demandas na Cartilha entregue aos candidatos.

“Com certeza, a partir do ano que vem, nós vamos discutir essa questão de segurança pública, por exemplo, do fortalecimento da economia local, e outras questões fundamentais para o desenvolvimento das nossa Tri Fronteira, como a necessidade urgente de criação de um transporte público integrado através dos três municípios, tanto pelas pessoas que trabalham nas empresas, como pelos empresários que precisam dessa mão de obra”.

Representando a FACISC, o diretor do Programa Empreender em Santa Catarina, e também diretor da Ascoagrin, Allan Kreutz, salientou a importância do Voz Única, como ferramenta para os candidatos saberem o que a sociedade espera.

“É muito importante para nós, enquanto a FACISC e Ascoagrin, trazer os pleitos dos nossos empresários, pois são demandas que tratam de melhorias para o ambiente empresarial. É fundamental que os nossos próximos governantes, assumem o compromisso com a Ascoagrin e, principalmente, com o empresariado, em desenvolver e valorizar sempre mais o comércio local”.

O Vice-presidente da FACISC para a Regional Noroeste, e também Diretor da Ascoagrin, Marcos Voltolini, destacou que o Programa Voz Única foi sucesso em quatro eleições para o governo de Santa Catarina, e agora vem para as eleições municipais.

“É um projeto que traz as demandas do meio empresarial, para nortearem as gestões públicas. Desta forma, os candidatos assumem um compromisso com os munícipes, e com o setor empresarial, de estar atendendo essas demandas, que nada mais são que soluções que buscamos para termos, cada vez mais, autossustentável economicamente e socialmente aqui na Tri Fronteira”.

A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, destacou que a Cartilha Voz Única, proposta pela FASISC, tem funcionado no Governo Estadual, e agora vem para os municípios, compilando demandas dos empresários associados e da população.

“Disponibilizamos, durante a Promotri, um QR Code, pelo qual a população, e os nossos associados deixaram seus pleitos. Também fizemos pesquisa interna para compilar a cartilha, que agora entregamos aos candidatos ao prefeito, que tiveram um tempo de cinco minutos, cada candidato, para se pronunciar e assumir om compromisso com essas propostas”, concluiu Dayana.