O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na última semana, o Indicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização, estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil.
O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O objetivo é permitir o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).
Em 2023, no Brasil, 56% das crianças nessa etapa de ensino estavam alfabetizadas. Em relação às cinco regiões do país, o Sul e o Centro-Oeste obtiveram resultados acima da média nacional, com 67% e 57% de crianças alfabetizadas, respectivamente.
E nos números levantados pelo Indicador de Criança Alfabetizada, o município de Bom Jesus do Sul, mais uma vez se destacou, ficando entre os primeiros do estado do Paraná.
O município de Bom Jesus do Sul teve um excelente resultado no percentual de alunos alfabetizados ao término do 2° ano do Ensino Fundamental I, ficando com a média de 84.7% dos alunos alfabetizados, ficando entre as melhores notas do Paraná.
Esse resultado é possível através da dedicação e comprometimento dos profissionais que trabalham com os alunos, iniciando na Educação Infantil até o Ensino Fundamental I. Desta forma, destaca-se o compromisso que o município tem com a Educação, promovendo uma educação em Tempo Integral e de qualidade.
Estar entre os primeiros colocados significa que:
Esses estudantes leem palavras, frases e textos curtos;
Localizam informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil;
Inferem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.