A Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina (Abvesc) recebeu, na noite desta segunda-feira (8), uma homenagem da Assembleia Legislativa pelos seus 30 anos de fundação. A sessão especial, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, foi proposta pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), que coordena a Frente Parlamentar em Apoio aos Bombeiros Voluntários.
Criada em Joinville em 9 de abril de 1994, a Abvesc tem como objetivos principais organizar o modelo de bombeiro voluntário utilizado em vários municípios catarinenses, além de auxiliar as corporações na aquisição de equipamentos, qualificação de pessoal e no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, como os Bombeiros Mirins e Aspirantes.
Segundo o presidente da associação, Ivan Frederico Hudler, são 32 unidades que reúnem 5.083 pessoas pelo estado, 90% delas voluntárias. Só no ano passado, elas foram responsáveis pelo atendimento de 3,2 mil incêndios, além de mais de 80 mil atendimentos operacionais.
“Trabalhamos com o voluntariado, que tem essa capacidade de despertar empatia nas pessoas, principalmente nos momentos mais difíceis”, afirmou Hudler. “É um modelo que dá muito certo em vários países. No Brasil, o corporativismo atrapalha e não enxerga esse modelo como viável para muitos municípios.”
O dirigente pediu apoio da Assembleia para a destinação de recursos públicos para o financiamento das atividades dos voluntários. “São recursos para a vida, precisamos de bons equipamentos, de boa estrutura. Os bombeiros são voluntários, mas o pneu, o caminhão, a infraestrutura não são.”
Trajetória
O fundador da Abvesc, José Henrique Carneiro de Loyola, foi representando na solenidade por sua filha, Maria Loyola Rodrigues Alves. Ela lembrou que o pai, que atualmente tem 91 anos, sempre foi um apaixonado pelo associativismo e pelo voluntariado e, por isso, teve a ideia de criar a associação, quando era presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), no início dos anos 1990.
“Ele deixou um grande legado”, afirmou. “Ele não ficou restrito só a Joinville. Ele foi de cidade em cidade para dar palestras e apresentar esse modelo de voluntariado, passando de sete para 51 unidades de bombeiros voluntários. Eu me sinto muito honrada de representar meu pai neste momento.”
Alfieri Nicolau Freiberger, que dirigiu a Abvesc entre 2013 e 2014, ocupou a tribuna para discursar em nome dos homenageados. Ele destacou que a vontade de ajudar o próximo em situações difíceis sempre existiu entre os catarinenses.
“O que faltava era a técnica, a organização, e a Abvesc veio prestar esse apoio”, afirmou. “Todos os anos treinamos pessoas que vão levar esses ensinamentos para sempre. É uma questão de cultura que precisamos trabalhar e batalhar para que ela seja disseminada por todo o Brasil.”
O deputado Matheus Cadorin foi diretor-executivo dos Bombeiros Voluntários de Joinville durante oito anos e lembrou do aprendizado adquirido junto à corporação. Ele se colocou como representante a associação na Assembleia e defendeu a destinação de recursos do Estado para os bombeiros.
“Temos trabalhado pelo reconhecimento do poder público a esse modelo. Temos tentado trazer uma situação de união em que as corporações precisam ver como complementares, não como adversárias”, disse o parlamentar. “Estou muito orgulhoso de poder fazer esse evento e de reforçar que vocês têm um representante oficial dentro da Assembleia Legislativa. É o mínimo que posso fazer em retorno a tudo que aprendi a à honra de ter estado ao lado de vocês.”
Homenageados:
- Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc)
- José Henrique Carneiro de Loyola, fundador da Abvesc
- Abvesc – Regional Caçador
- Abvesc – Regional Concórdia
- Abvesc – Regional Ibirama
- Abvesc – Regional Indaial
- Abvesc – Regional Jaraguá do Sul
- Abvesc – Regional Joinville
- Ivan Frederico Hudler, presidente da Abvesc
- Lauro Salvador, ex-presidente da Abvesc (in memoriam)
- Ney Osvaldo Silva Filho, ex-presidente
- Ademir Orsi, ex-presidente
- Fernando Jost, ex-presidente
- Olavo José Correia Gamper, ex-presidente (in memoriam)
- Alfieri Nicolau Freiberger, ex-presidente
- Moacir Thomazi, ex-presidente
- Projeto Bombeiro Mirim de São Francisco do Sul
- Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú