Vigilância Sanitária mutirão de combate à Dengue em Barracão

O município de Barracão enfrenta um desafio preocupante com o aumento de casos de dengue, especialmente no bairro Simonetto, que registra 11 casos positivos. Nesse contexto, um mutirão de limpeza foi realizado na última semana no referido bairro.

A ação foi realizada com o apoio de diversos setores da prefeitura, incluindo a Assistência Social, Agricultura e Urbanismo, além da Vigilância Sanitária.

“Na última sexta-feira, dia 02, realizamos a ação de limpeza e recolha de entulhos no bairro Simonetto, que infelizmente é o local com maior foco de casos positivos da Dengue. Por isso, realizamos o mutirão, local onde encontramos muito lixo que acumula água, servindo como criadouro do mosquito. Pedimos à população que colabore, limpando seus quintais e removendo qualquer objeto que possa acumular água”, destacou Josiane.

Ainda de acordo com Josiane, o município está em epidemia, com casos positivos não apenas no Simonetto, mas também no centro e no bairro Nossa Senhora de Fátima.

“Não queremos que a doença se espalhe por todo o município. Precisamos da ajuda de todos os barraconenses para eliminar os criadouros”, frisou Josiane.

Além da limpeza dos quintais, Josiane enfatizou outras medidas de prevenção, tais como o uso de repelente, dentre outros.

“Ainda não temos um veneno eficaz contra a dengue. Oriente seus vizinhos a eliminar os criadouros. Estamos usando o fumacê, mas ele tem uma eficácia limitada. A prevenção é a chave para combater a Dengue”, afirmou.

O mutirão, que está em andamento no Simonetto, serviu de exemplo para outros bairros. Josiane informou.

“Estamos planejando realizar mutirões em outros locais. Pedimos às pessoas que comecem a limpeza em seus terrenos, removendo lixo e objetos que acumulem água. A responsabilidade é de todos. Estamos cansados de pedir e orientar. Quem não cuidar será multado. Não há mais desculpas para não colaborar na prevenção da dengue“, finalizou.

...