Entrega de homenagens aconteceu durante a última sessão da Câmara de Vereadores, realizada na quinta-feira, 04 de dezembro
A Câmara de Vereadores de Barracão realizou, na noite de quinta-feira, 4 de dezembro, uma sessão especial marcada pela entrega de duas moções de aplauso a entidades e personalidades que contribuem com serviços relevantes à população.
Um dos homenageados foi o Dr. Esdras Murta Bispo, que exerceu como Juíz da Comarca de Barracão, e que durante sua passagem pelo Fórum local, atuou sempre com lisura e comprometimento com a justiça.
Por sua vez o Rotary Club de Barracão também foi homenageado como forma de reconhecer sua atuação exemplar no município.
A primeira homenagem foi dedicada ao juiz Esdras, reconhecido pelos serviços prestados durante quase três anos de atuação em Barracão, sendo que destacou a importância coletiva do trabalho no setor judiciário.
“Eu me sinto muito feliz, muito honrado pela homenagem recebida hoje, para mim isso é símbolo de que o trabalho aqui realizado teve a sua importância, o seu valor. O objetivo da magistratura sempre é buscar a garantia do bem comum e o funcionamento das instituições. Isso não foi feito apenas pela pessoa do juiz Esdras, mas por toda a equipe do Fórum da Comarca, o Ministério Público, a rede de proteção do município e a prefeitura”, destacou o juiz.
O magistrado falou ainda sobre a relação pessoal construída com Barracão e a importância das memórias adquiridas durante seu trabalho.
“O ser humano é um compilado de memórias. Cabe a nós selecionar as que nos elevam, que nos dão esperança e vontade de continuar fazendo a coisa certa. Eu sou uma esponja que absorve as melhores memórias por onde passa. Não faltarão histórias das pessoas com quem convivi. A arte de viver é buscar as melhores memórias, fazer o melhor possível e fazer feliz as pessoas ao seu lado”, frisou o Dr. Esdras.

A segunda moção de aplauso da noite foi concedida ao Rotary Club de Barracão, representado pelo presidente Lucas Giacobo, que destacou o caráter coletivo do trabalho realizado pela entidade
“Estar à frente do Rotary é um orgulho imenso. Não é um reconhecimento do Lucas, mas de todos os companheiros e ex-presidentes que construíram esse legado. A gente disponibiliza o nosso tempo, às vezes deixa a família de lado para ajudar. Esse reconhecimento é uma bomba de ânimo para continuarmos lutando e ajudando o próximo. Muito melhor ajudar do que precisar ser ajudado”, destacou o presidente.
Ao falar sobre o impacto das ações sociais, Lucas apresentou números que reforçam o alcance do serviço prestado à comunidade.
“No ano passado, ajudamos 404 pessoas com 490 aparelhos. Este ano foram 453 pessoas e mais de 500 aparelhos, entre muletas, camas hospitalares, cadeiras de rodas, bengalas e outros. Recentemente, disponibilizamos um andador especial para uma criança de 3 anos, que deu seus primeiros passos. Isso nos enche de orgulho”, comemorou.
O presidente também relembrou parcerias e projetos que ampliaram o suporte social, incluindo ações voltadas à Casa Lar, APAE e Associação dos Recicláveis.
“Este ano, destinamos R$ 23 mil para melhorias na Casa Lar. No ano passado, ajudamos na fabricação dos roupeiros, com R$ 26.500,00. Também contribuímos com a construção da sala sensorial da APAE. Conseguimos ainda um projeto de mil dólares para a Associação dos Recicláveis. Todos os recursos arrecadados nas promoções são investidos 100% nos projetos, sem uso para custeio da nossa sede”, explicou.
A sessão foi marcada por agradecimentos, emoção e reconhecimento público ao trabalho voluntário e à dedicação profissional que contribuem diretamente com o desenvolvimento social e institucional do município.

Leia também:
- Ederson Weiss, Secretário de Agricultura de Guarujá do Sul, faz um balanço dos trabalhos neste ano
- Flores simples, bonitas e resistentes: as 5 melhores espécies para qualquer clima e um jardim cheio de cores
- Cidades brasileiras que viraram ruínas: causas e memórias do abandono



