O Novo Plano Diretor, foi aprovado por unanimidade durante a Sessão Ordinária realizada na segunda-feira(25)
Na segunda-feira, 25 de agosto, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, oportunidade em que os edis aprovaram o novo Plano Diretor do município.
A votação foi unânime e contemplou também a aprovação de cinco projetos relacionados, que foram discutidos nas comissões durante várias semanas. Agora, o plano será encaminhado para a sanção do prefeito em exercício, Alcir Sawaris.
O presidente da Câmara, Ederson Schenckel, explicou que o processo envolveu muito trabalho da Secretaria de Planejamento e da empresa responsável pela elaboração do documento. Segundo ele, foram realizados diversos encontros e audiências públicas para ouvir a comunidade e esclarecer dúvidas.
“Há cerca de 30 dias o plano chegou à Câmara. Durante esse tempo, os vereadores estudaram e discutiram o conteúdo, receberam a visita do engenheiro Guilherme Libardoni, da Prefeitura, e da equipe técnica, que esclareceu todas as dúvidas. Isso ajudou para que os vereadores entendessem o projeto e aprovassem o plano de forma unânime”, comentou Edinho.
O vereador destacou que o Plano Diretor é importante porque ajuda a organizar o crescimento da cidade, tanto na parte estrutural, como construção de casas, prédios e ruas, quanto na proteção do meio ambiente. Ele também ressaltou que o plano aumenta a área urbana do município, especialmente nas áreas do Novo Porto Seco, da nova área empresarial e também próximo ao aeroporto municipal.
“Essa ampliação mostra que nossa cidade está se desenvolvendo e que tem potencial para crescer ainda mais. É um grande avanço, esperado por toda a população e pelos empresários que investem aqui em nossa região de fronteira”, explicou Edinho.
Ainda durante a sessão, a Vereadora Mônica Fantinel Khun comentou sobre sua visita ao gabinete do prefeito Alcir Sawaris, quando acompanhada do vereador Alex do nascimento, realizaram a entrega de um ofício de emenda parlamentar.
Segundo a vereadora, o valor, de R$ 250 mil, será usado para a compra de implementos agrícolas, que beneficiarão quatro comunidades rurais. Mônica comentou que a bancada do Partido dos Trabalhadores conseguiu, em pouco mais de oito meses, garantir cerca de R$ 1 milhão em emendas para o município, graças ao apoio dos deputados Pedro Uczai, Luciane Carminati e Fabiano Daluz.
“Esses recursos são muito importantes para fortalecer a agricultura da nossa cidade, especialmente para melhorar as patrulhas agrícolas que atendem os agricultores locais”, afirmou a vereadora.
O Vereador Luiz Fernando Zabot de Mello, também presente na sessão, fez uma indicação para que fosse colocada uma placa na entrada da área industrial de Dionísio Cerqueira, que leva o nome de Deonelo Luciano Colombo. Nando explicou que muitas pessoas não sabem o nome da área empresarial e que a placa servirá para homenagear um dos pioneiros do município.
“É apenas resgatar essa memória e dar o destaque que esse nome merece. Estamos trabalhando para que Dionísio Cerqueira seja uma cidade com mais oportunidades e onde as pessoas possam prosperar”, completou.

Leia também: