Segundo o vereador, o objetivo seria ampliar serviços aos produtores em Santo Antonio do Sudoeste
Na sessão realizada na segunda-feira, 1º de setembro, na Câmara de Vereadores de Santo Antonio do Sudoeste, o vereador Cláudio Alain do Carmo, líder do governo na Casa Legislativa, apresentou uma indicação importante para o setor rural do município.
Ele sugeriu que a Secretaria da Agricultura esteja equipada com máquinas e pessoal próprio para prestar serviços diretamente nas propriedades rurais, da porteira para dentro, ampliando o apoio aos produtores locais.
Segundo o vereador, atualmente os serviços de manutenção das estradas rurais e demais atendimentos aos produtores são feitos pela Secretaria do Setor Rodoviário, órgão vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
No entanto, ele destacou que muitos trabalhos essenciais como terraplanagem, manutenção de estradas de chão, bebedouros, construção de murundus e curvas de nível precisam ser realizados dentro das propriedades, em áreas que frequentemente recebem pouca atenção devido às limitações de equipamentos.
“A minha indicação é para que a Secretaria da Agricultura seja equipada com máquinas como patrulha, retroescavadeira, draga e caminhões basculantes, além de contar com pessoal especializado, para que possa agir com autonomia e fazer esse serviço rural diretamente para os produtores”, explicou o vereador.
Cláudio Alain ressaltou que, com a renovação do parque de máquinas do Setor Rodoviário — que recentemente recebeu equipamentos novos como motoniveladoras, dragas e caminhões basculantes —, as máquinas mais antigas poderiam ser realocadas para a Secretaria da Agricultura.
Ainda segundo o vereador, essa ação poderia ser reforçada por emendas parlamentares e por articulações conjuntas ao Executivo para a aquisição de novos equipamentos destinados ao atendimento da agricultura familiar e aos produtores rurais.
Além da indicação, o vereador falou sobre a tramitação de projetos importantes na Câmara. Ele destacou os Projetos de Leis 103, 104 e 105, todos de autoria do Executivo Municipal, que foram avaliados positivamente pelos vereadores.
O primeiro projeto versa sobre uma suplementação orçamentária de R$ 420 mil, fruto de emendas parlamentares e convênios com a União, destinado especialmente à área da saúde, para garantir a continuidade dos serviços públicos de qualidade à população.
O segundo projeto aprovado trata da doação definitiva de uma área de mais de 2 mil m², incluindo dois barracões com mais de 400 m² cada, para uma indústria que atua no município, fortalecendo a economia local e gerando empregos.
O terceiro projeto diz respeito à doação de equipamentos agrícolas, como encilhadeira e arador de terra, para uma associação da comunidade da Linha Dutra, reforçando o apoio à agricultura familiar.
O vereador Claudinho encerrou sua fala agradecendo o comprometimento do prefeito Ricardo e do vice-prefeito doutor Zeca, ressaltando que o trabalho conjunto da administração municipal trouxe benefícios concretos para Santo Antonio do Sudoeste, especialmente para os produtores rurais e para a população em geral.
“Nós só temos a agradecer o esforço e a dedicação da gestão para trazer recursos e melhorias para o nosso município. Quem ganha com isso é toda a comunidade santoantoniense”, finalizou.

Leia também:
- Ônibus Lilás leva atendimento e apoio a mulheres no Paraná
- ‘Uso recreativo’ de tadalafila traz riscos e pode mascarar doenças