Unetri lança MBA em Direito Aduaneiro

A Unetri Faculdades lançou, oficialmente, na noite desta quinta-feira, 25 de abril, o curso de especialização lato sensu MBA em Direito Aduaneiro. As inscrições podem ser feitas pelo link no final da matéria.

O curso é um marco para o estudo jurídico na trifronteira e região, pois é inédito e único em toda a região, tanto no lado do Paraná quanto de Santa Catarina, uma vez que em um raio de 800 km não existe especialização nessa área.

O MBA não é só voltado para advogados, mas também para os operadores do comércio exterior, contadores e outros profissionais interessados em se especializar nessa área, e terá duração de 18 meses, 360 horas de carga horária, com as aulas quinzenais, nas sextas-feiras e sábados, previstas para iniciar em 21 de junho próximo.

A Unetri tem parceria com o Conselho Regional de Contabilidade – CRC, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e a Caixa de Assistência dos Advogados, para dar desconto no custo do curso a contadores e advogados.

Aduaneiros

Há uma carência na região de profissionais que atuem no Direito Aduaneiro e, diante disso a Unetri propõe o MBA em Direito Aduaneiro como uma resposta estratégica à complexidade e dinamismo do comércio internacional, visando capacitar profissionais do direito, gestores e operadores do comércio exterior com um conjunto avançado de conhecimentos e habilidades específicas para lidar com os desafios legais e regulatórios inerentes à movimentação de mercadorias através das fronteiras.

O MBA em Direito Aduaneiro proporciona uma imersão nos aspectos jurídicos relacionados ao comércio internacional, destacando-se no entendimento das normas aduaneiras, acordos comerciais, tratados internacionais e demais instrumentos legais que moldam o ambiente aduaneiro.

Além disso, o MBA em Direito Aduaneiro explora as nuances da nossa região de fronteira, por exemplo Direito Migratório e Porto Seco, bem como, as práticas comerciais internacionais, preparando os participantes para lidar com questões complexas de forma eficiente e ética.

Mais informações sobre o curso, duração e investimento, acessar o site da Unetri (www.unetri.edu.br), clicar na aba: “Pós-Graduação”, e em seguida clicar em “MBA Direito Aduaneiro”.

A advogada Marcela Ritz, que será uma das professoras do curso, destacou seu entusiasmo com o MBA, principalmente em relação aos professores.

“São todos profissionais de alto gabarito, referência para todos os profissionais do direito hoje em dia, e reconhecidos nacionalmente no Direito Aduaneiro, no Direito Tributário Aduaneiro e especialistas em direito internacional e internacionalização de empresas. Todos eles com pós-mestrado, doutorado, doutrinadores e advogados, e realmente atuantes no mercado”.

A coordenadora da MBA, advogada Vanessa Scheeren, destacou que o curso é uma grande e importante conquista para a região, não apenas para os profissionais do Direito, mas também para contadores, operadores de comércio exterior e outros.

“O MBA tem 19 matérias e elas são completamente voltadas para a atividade prática do Direito Aduaneiro. É uma área muito rentável e com um campo muito vasto aqui na nossa trifronteira e região, porque temos aqui o Porto Seco e a nova Aduana, que prometem aumentar as atividades significativamente”.

“Temos também a matéria de direito migratório, por exemplo, que é uma atividade que acontece com intensidade aqui na nossa região. Enfim, o campo para trabalhar nessa área é muito amplo aqui na trifronteira e região”, afirmou Vanessa Scheeren.

O presidente da OAB Subseção de Dioniso Cerqueira, advogado Guilherme Maran, salientou que a OAB convida os advogados, para que se atualizem com esse curso.

“Essa iniciativa da Unetri é extremamente valiosa, porque o MBA vai agregar muito aos profissionais, que poderão atuar nessa área com eficácia e bem atender seus clientes. A OAB, em parceira com a Unetri, faz questão de fazer a divulgação do MBA, que será um marco divisor para o estudo jurídico aqui na trifronteira”, destacou Guilherme Maran.

O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, enfatizou a importância do MBA em Direito Aduaneiro e afirmou que a perspectiva da Unetri é justamente estar atenta ao movimento socioeconômico que está acontecendo na região.

“A questão da Aduana e do comércio exterior, é uma vocação regional aqui da nossa fronteira, e agora está chegando toda essa infraestrutura, da nova Aduana, os benefícios fiscais do governo de Santa Catarina e outros investimentos em infraestrutura e avanços diversos. A nossa fronteira cada vez mais vem se fortalecendo e se consolidando como um polo de comércio exterior”.

“Nesse sentido, a Unitri Faculdades, em reuniões no ano passado, identificou a oportunidade que temos aqui na nossa região e abraçamos essa ideia de construir o projeto do MBA, de especialização em comércio exterior”.

Jonas explicou que o desafio seguinte foi formar um quadro de professores na área, que além de ter o domínio técnico e teórico, sejam profissionais que estejam atuando, que estão no dia a dia envolvidos com esses processos, nas áreas administrativa, contábil e do direito.

“A Pós-Graduação em Direito Aduaneiro tem esse caráter interdisciplinar, para que as mais diversas áreas profissionais possam estar cursando, pois as empresas têm essa demanda”, concluiu Jonas Grejianin Pagno.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/1VzBd5p1IV8NfKc8rGkxcnxu1YX9c9_sfovKYH8fufqw/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true

MAIS INFORMAÇÕES

Mais informações na secretaria da Unetri Faculdades, pelo telefone/WhataApp 49 3644-0314.

...