O prazo para o pagamento da quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 começa nesta terça-feira (20) para proprietários de veículos com placas de final 1 e 2.
O calendário de pagamentos se estende até a próxima semana, com os vencimentos variando entre os dias 20 e 26 de maio, de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso, a multa será de 0,33% ao dia, além dos juros de mora, conforme a taxa Selic. Após 30 dias de atraso, a multa fixa-se em 10% do valor do imposto.
Mais de 2,8 milhões de proprietários optaram pelo parcelamento do IPVA 2025.
Confira o calendário de pagamento da última parcela:
- Finais 1 e 2: 20/05
- Finais 3 e 4: 21/05
- Finais 5 e 6: 22/05
- Finais 7 e 8: 23/05
- Finais 9 e 0: 26/05
Como pagar
As guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. Os contribuintes devem gerá-las por meio dos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, Detran Inteligente (disponíveis para Android e iOS) ou o Portal de Pagamentos de Tributos.
O pagamento também pode ser feito via Pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, em mais de 800 instituições financeiras, com compensação em até 24 horas.
Outra opção é pagar com cartão de crédito, parcelando em até 12 vezes. No entanto, é importante estar atento às taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela de juros aplicada por cada instituição está disponível no site da Secretaria da Fazenda.
Golpes
A Secretaria da Fazenda alerta sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas nos sites oficiais, cujos endereços terminam com “pr.gov.br”, ou por meio dos aplicativos da Receita Estadual e Detran, que garantem a segurança nas transações.
Leia também:
- 10 livros da literatura que são literalmente perfeitos e divinos
- Museu é inaugurado em antiga fábrica onde Oskar Schindler salvou 1.200 judeus durante o Holocausto