UFPR desenvolve sistema para campanhas de saúde na Atenção Primária

A Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil acaba de ganhar um importante aliado tecnológico na comunicação com a sociedade. Um sistema de comunicação direta entre usuários e a APS desenvolvido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Informática da UFPR, promete otimizar as campanhas de saúde e fortalecer o vínculo entre os agentes de saúde e a população.

Segundo o coordenador do projeto e pesquisador do C3SL, André Grégio, o sistema busca melhorar o acesso à informação sobre saúde e o monitoramento das relações com os usuários do SUS. “A solução que projetamos inova na forma como a APS se comunica com a população, permitindo campanhas mais direcionadas, eficientes e com maior impacto na saúde e bem-estar da comunidade”, afirma.

Gregio. Foto Juliana Telesse m 2 1024x576 1

A cada minuto, três mil pessoas passam pela APS no país, a principal porta de entrada para os serviços básicos do SUS, caracterizando-se por um conjunto abrangente de ações voltadas tanto para o indivíduo quanto para a coletividade. Somente em 2024, foram mais de quatro milhões de atendimentos individuais, registrando um aumento de 18% em comparação ao ano anterior. Dentre outras funções, a APS se concentra em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, como campanhas de vacinação, orientações sobre hábitos saudáveis e acompanhamento de condições crônicas.

É neste contexto que a solução se torna fundamental para o aprimoramento do sistema de saúde, pois permitirá que os gestores se comuniquem com os agentes de saúde e que iniciativas de saúde cheguem mais rápido ao cidadão, promovendo não só a inclusão digital, mas a conscientização e disseminação de informações importantes sobre saúde. Neste primeiro semestre, o projeto inicia seu piloto de testes para realizar a comunicação entre a SAPS/SUS/MS e profissionais de saúde. Os profissionais da SAPS terão tutoriais de como utilizar o sistema e participarão do levantamento de requisitos para a próxima versão, com mais funcionalidades.

De acordo com a pesquisadora especialista em banco de dados do C3SL, Simone Dominico, o sistema de disparos de informes da APS utiliza um banco de dados para armazenar informações sobre os informativos, usuários e grupos. No processo de envio, os usuários são cadastrados e organizados em grupos, permitindo o envio de informes com base no interesse do usuário. Os grupos cadastrados no sistema são transformados em listas de distribuição, para realizar o envio dos informes. O sistema busca garantir que não sejam enviados informes em duplicidade, minimizando assim a probabilidade dos e-mails serem classificados como SPAM. 

“Quando um informe precisa ser enviado, é encaminhado à lista correspondente, que distribui a mensagem automaticamente para todos os integrantes do grupo. Caso o informe seja para vários grupos, as listas são combinadas, mas os usuários que fazem parte de vários grupos receberão apenas um e-mail, evitando assim a duplicidade. O sistema possui dois ambientes, o público, onde qualquer pessoa interessada pode se cadastrar para receber os informes, e o ambiente restrito desenvolvido para gestores da APS para o cadastro de novos informes, acompanhamento e agendamento de envios e gerenciamento de listas de usuários. O desenvolvimento seguiu as diretrizes do e-Gestor da SAPS, garantindo uma interface intuitiva,  alinhada às plataformas já utilizadas pelos gestores”, explica.

O objetivo é que o sistema seja implantado na APS a partir do segundo semestre deste ano, beneficiando os agentes de saúde e os usuários do SUS com a inclusão digital e a conscientização e disseminação de informações importantes sobre saúde. “O impacto social e a centralidade do sistema para programas e ações de saúde coletiva por parte do Governo Federal têm o potencial de beneficiar milhões de cidadãos. Isso reforça a lista de trabalhos encabeçados pelo C3SL, os quais demonstram a sólida capacidade do grupo de pesquisa na execução de projetos de grande escala e complexidade, envolvendo equipes interdisciplinares, infraestrutura de alto nível e impacto significativo na sociedade brasileira”, avalia Grégio.

Sistema atende demandas dos usuários e dos agentes de saúde

O projeto do C3SL com o Ministério da Saúde foi iniciado em janeiro de 2024, com o foco no aprimoramento da comunicação na APS. O sistema surge como uma resposta aos desafios enfrentados na APS, como a necessidade de integrar políticas públicas e ações programáticas de saúde, garantir uma comunicação efetiva para promover a saúde e o bem-estar, e apoiar os agentes de saúde no gerenciamento de campanhas.

Junto aos usuários do SUS, o sistema busca reduzir a falta de acesso à comunicação e a dificuldade em compreender instruções a partir de uma comunicação inclusiva e acessível. Junto aos profissionais da APS, o foco é facilitar a operação de sistemas do SUS, por meio de uma estrutura intuitiva e de fácil uso.

Com os agentes comunitários de saúde, a solução reduz as dificuldades na criação de vínculos com as famílias, a partir de funcionalidades para facilitar a criação e atualização de dados. Para os agentes de combate às endemias, que atuam a partir de alto custo de deslocamento, em situações adversas, o sistema inclui recursos de deslocamento no planejamento. Para os gestores municipais da APS, a solução do C3SL oferece uma série de ferramentas para planejamento local e monitoramento de indicadores.