Tri Fronteira terá a segunda edição do Festival Internacional de Turismo La Frontera

De 6 de agosto a 13 de outubro, acontece o 2º Festival Internacional de Turismo La Frontera, na divisa dos estados do Paraná e de Santa Catarina com a Argentina. O evento foi lançado oficialmente na tarde desta terça-feira (7), em Dionísio Cerqueira (SC), com a presença de entidades setoriais, instituições públicas e lideranças empresariais.

Assuntos Relacionados

O Festival é uma promoção do Comitê Territorial La Frontera e conta com o apoio do Sebrae/PR, do Governo do Estado de Santa Catarina, da Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin) e do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF).

Em sua primeira edição, realizada em 2023, o evento contou com a participação de mais de 30 mil visitantes. Este ano, o Festival terá a participação dos 21 municípios que integram o Comitê Territorial La Frontera, com uma programação que irá além da tríplice fronteira.

Tri Fronteira

O presidente do Comitê Territorial La Frontera, José Crestani, destaca que o grande diferencial deste ano do Festival será a realização de atividades em outras cidades.

“Teremos eventos também em Santo Antônio do Sudoeste, Realeza e Capanema, o que vai ao encontro do que o La Frontera pensa, que é de desenvolver o território como um todo. Nossa expectativa é grande em relação ao Festival, pois acreditamos que trará desenvolvimento e experiências positivas para quem participar”, afirma Crestani.

O consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes, observa que um dos propósitos do Festival é fomentar o turismo na região.

“São 21 municípios que formam o Comitê Territorial La Frontera e que estão trabalhando em conjunto para o fortalecimento de toda a região. Teremos uma programação ampla, com diversas atividades e com atrações que vêm para incrementar a região da Trifronteira, contribuindo não apenas com o turismo, mas também impactando positivamente a economia do Brasil e da Argentina”, pontua.

Pela fronteira

Em Dionísio Cerqueira, será realizada a grande maioria das atividades. Para a vice-prefeita do município, Bianca Maran Bertamoni, a região toda estará envolvida com o evento.

“Estamos muito felizes com a segunda edição do Festival, que tem o Governo do Estado de Santa Catarina como grande parceiro novamente. Este ano, há participação de todo o território e isso é fundamental para que possamos cada vez mais evidenciar a integração da nossa região”, comenta Bianca.

A presidente da Ascoagrin, Dayana Andrade, lembra a importância de as entidades caminharem juntas.

“O turismo tem uma representatividade muito grande para o desenvolvimento territorial e nós temos trabalhado a importância de ações integradas, junto com os empresários, fortalecendo essa união entre os setores, para que possamos cada vez mais promover iniciativas que possam beneficiar a região de forma direta e indireta”, acrescenta Dayana.

Tri fronteira1

Programação

Este ano, a programação do Festival terá apresentações culturais, feiras, gastronomia, competições esportivas e eventos de negócios. No dia 06 de agosto, às 19h, em Santo Antônio do Sudoeste, acontece a quinta Conexões Empresariais – Tendências de Mercado e Inovação.

Nos dias 09 e 10 de agosto, em Realeza, acontece o segundo Ideathon La Frontera. Fechando o mês de agosto, no dia 30, em Dionísio Cerqueira, das 13h às 17h30, acontece a segunda Mostra de Educação Empreendedora (JEPP), e das 17h30 às 22h30 o segundo Festival Gastronômico Internacional Sabores de La Frontera. Já no dia 31, das 09h às 11h, tem a Hora Saúde. Das 10h às 22h30, o segundo Festival Gastronômico Internacional Sabores de La Frontera, e das 13h às 22h30 a segunda Mostra Cultural La Frontera.

Ainda em Dionísio Cerqueira, em setembro, no dia primeiro, às 08h, é realizada a primeira Mateada Internacional. Das 10h às 22h30, acontece o Festival Gastronômico Internacional La Frontera, e das 14h às 16h o segundo Encontro de Bateristas. Já no dia 06, às 15h30, é realizado o terceiro Seminário Internacional de Turismo La Frontera, em Capanema.

Fechando a programação, em outubro, no dia 13, às 07h30, acontece a segunda Corrida Internacional La Frontera, com largada do município de Santo Antônio do Sudoeste.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

Desmatamento na Amazônia tem queda de 21,8% e no Pantanal, de 9,2%

...