Três cachorros morreram em carro de pet shop em Americana; família acusa negligência e caso é investigado pela Polícia Civil.
A Polícia Civil de Americana (SP) investiga a morte de três cães que ficaram cerca de uma hora e meia dentro de um carro pertencente a uma pet shop. O caso ocorreu na última quinta-feira (11), na rua Oriente Rosalem, bairro São Domingos. As vítimas foram um Lhasa Apso de 11 anos, chamado Fofão, e dois Shih Tzus, Cristal (10 anos) e Luna (8 anos). A suspeita é de que os animais tenham morrido por hipertermia, em razão do calor excessivo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o filho da tutora dos cães registrou ocorrência no 1º Distrito Policial de Americana na segunda-feira (15). A família levou os corpos a uma veterinária de confiança, que apontou o aumento extremo da temperatura corporal como provável causa das mortes.
De acordo com os tutores, os cães foram deixados pela manhã na pet shop e, no período da tarde, a proprietária comunicou o falecimento. Em sua versão, ela afirmou que precisou realizar uma entrega em um endereço distante e, por esse motivo, acabou deixando os animais dentro do veículo.
O advogado da família, Rafael Possobon, afirmou que será avaliada uma ação por danos materiais e morais. “Nosso objetivo é buscar reparação pelo sofrimento e aflição causados, além de garantir que situações semelhantes não voltem a acontecer”, disse.
Em nota, o escritório Figueiredo & Silva, que representa a pet shop, declarou que a morte dos animais foi um “caso fortuito” em razão das condições climáticas e destacou que a proprietária não teve intenção de causar mal. A defesa também alegou que outros atendimentos foram realizados normalmente no mesmo dia e que os cães mortos frequentavam o estabelecimento há cerca de três anos.
Ainda segundo a nota, a dona da pet shop, em estado de choque, levou os animais a uma clínica indicada pela tutora, onde os óbitos foram confirmados. No dia da ocorrência, a temperatura em Americana ultrapassou os 30 °C.

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)
Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.
- Emparelhamento rápido
- Chamadas com microfone integrado
- Estojo compacto e leve
A Polícia Civil segue investigando o caso, registrado como abuso contra animais.

Leia também:
- Tratamento da Sífilis: 11 fatos que você precisa saber antes de iniciar a terapia
- A partir de novembro SUS passa a oferecer a vacina contra vírus causador da bronquiolite