Ao menos 25 pessoas ficaram feridas no desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte da cidade
O teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou nesta sexta-feira (30), por volta das 13h30, durante uma distribuição de cestas básicas.
No acidente, morreram um homem de 54 anos e uma mulher de 68 anos, e 25 pessoas ficaram feridas, segundo o governo do estado.
Os mortos foram identificados como Maria da Conceição França Pinto e Antônio José dos Santos. Os corpos estavam sob os escombros e entre os bancos da igreja. Entre os feridos está uma gestante com 21 semanas de gravidez e uma criança de 4 anos.
Inicialmente o governo do estado havia dito que 22 pessoas ficaram feridas. Entretanto, a Secretaria de Saúde enviou nota às 20h30 informando que 25 pessoas foram atendidas em unidades de saúde em decorrência do desabamento.
Havia entre 60 e 70 pessoas no local quando o acidente aconteceu. Vídeos gravados por testemunhas e enviados para a TV Globo mostram o teto do santuário sobre os bancos e pessoas correndo tentando ajudar as vítimas, que ficaram deitadas no chão.
Os feridos foram levados inicialmente para quatro unidades de saúde:
- Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife;
- UPA de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital pernambucana;
- UPA da Caxangá, na Zona Oeste do Recife;
- Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da cidade.
O HR recebeu onze pessoas, com idades entre 4 e 76 anos. Os pacientes apresentavam politrauma e chegaram ao hospital conscientes. Nove receberam alta e duas mulheres, de 51 e 56 anos, foram transferidas para o Hospital Santo Amaro, na Zona Norte do Recife.
O Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da capital, recebeu quatro feridos. Dois deles receberam alta na manhã do sábado (31). Duas mulheres, uma de 80 anos e outra de 43, foram avaliadas por um cirurgião e tiveram acompanhamento ambulatorial das fraturas. Ambas estão estáveis, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A última vítima que permanece internada é uma mulher de 49 anos. De acordo com a SES, ela está consciente e estável no Hospital Memorial Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Por meio de nota, a igreja lamentou o acidente:
“O Santuário de Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado morro neste momento. De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade. Equipes de socorro estão presentes numa força-tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas a Deus por intercessão da Imaculada Conceição”, diz a nota.
Ainda será investigada a causa do desabamento, que aconteceu 99 dias antes da Festa do Morro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição (veja vídeo acima). Há seis dias, foi finalizada a instalação das placas solares no teto do santuário, segundo uma postagem do perfil da igreja no Instagram.
A empresa que instalou as placas solares, a SunBrasil, disse que tinha laudo autorizando obra. Por meio de nota, a empresa manifestou pesar e disse que “está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente, prestando o máximo de apoio”.
O Corpo de Bombeiros enviou 32 militares ao local do acidente, para onde também foram 15 policiais militares. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil também foram para a área do desabamento, de acordo com o Centro de Operações do Recife (COP). A prefeitura do Recife declarou luto de três dias.