O prazo para solicitar atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta quarta-feira, 2 de julho.
Candidatos que tiveram o pedido inicial negado ainda podem recorrer, apresentando nova documentação por meio da Página do Participante, que será avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A documentação deve estar em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2MB. É necessário que o conteúdo esteja legível e em língua portuguesa. Os documentos precisam incluir o nome completo do participante, diagnóstico com descrição da condição ou o código da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no órgão de classe correspondente.
O Inep alerta para que os candidatos evitem o envio de laudos incompletos, pois isso pode comprometer a análise do pedido.
O atendimento especializado pode ser solicitado por pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, candidatos com idade avançada e aqueles com transtornos funcionais específicos, como dislexia, TDAH e autismo.
Se o recurso for aceito, o participante terá acesso a recursos adaptados, como prova em braile, letra ampliada, sala individual, tempo adicional, guia-intérprete, leitor de tela, entre outros.
Também será permitido o uso de materiais próprios autorizados, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina, bolsa de colostomia e medidor de glicose. Todos os itens permitidos constam no edital do Enem.
No dia da aplicação, os objetos levados serão vistoriados pela equipe responsável, para garantir a regularidade e a segurança do exame.
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a aplicação ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 na capital paraense.
O Enem é utilizado como principal instrumento de acesso ao ensino superior no país, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies. A nota também pode ser aproveitada por universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
Além disso, o exame voltou a ser uma opção para maiores de 18 anos que buscam o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração de proficiência parcial.

Leia também:
- Descoberta chocante na Turquia: Ferramentas de 10.000 anos encontradas em caverna
- Miquéias: Os segredos da estátua Neolítica que desafia a história