Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025 será pago no dia 31 de julho. Consulta será aberta dias antes e pode incluir contribuintes não prioritários
A Receita Federal anunciou que o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2025 ocorrerá no dia 31 de julho. Ainda restam dois lotes regulares a serem liberados neste ano, com pagamentos previstos para o final de agosto e setembro. O encerramento da seleção para esse terceiro lote será realizado nesta quinta-feira, dia 17.
A consulta para verificar se o contribuinte será contemplado neste lote deve ser disponibilizada aproximadamente no dia 24 de julho, seguindo o padrão adotado em anos anteriores, em que os dados ficam disponíveis cerca de uma semana antes da liberação do crédito.
Os dois primeiros lotes já foram pagos, nos dias 30 de maio e 30 de junho, respectivamente. O primeiro, por ter sido creditado no último dia do prazo de entrega da declaração, não recebeu atualização monetária. Já o segundo teve correção de 1% sobre o valor da restituição.
A ordem de prioridade no pagamento da restituição segue critérios estabelecidos em lei e normas da Receita Federal. Além disso, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber por Pix podem também ter prioridade. É possível que alguns contribuintes fora dos grupos prioritários comecem a ser incluídos neste terceiro lote, conforme o histórico de pagamentos de anos anteriores.
Critérios de prioridade na restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com 80 anos ou mais
- Idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves
- Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério
- Contribuintes que utilizaram declaração pré-preenchida e Pix
- Contribuintes que usaram pré-preenchida ou Pix
- Demais contribuintes
Datas de pagamento previstas para 2025:
- 1º lote: 30 de maio (pago)
- 2º lote: 30 de junho (pago)
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
A restituição será feita na conta bancária indicada na declaração ou via Pix, caso o contribuinte tenha escolhido essa opção. É importante que a chave Pix seja o número do CPF. Pagamentos não são realizados em contas de terceiros. Se houver erro nos dados bancários ou problema com a conta, o valor não é creditado.
Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte poderá fazer a consulta pelo site da Receita Federal no endereço https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br, informando CPF, data de nascimento e o ano de exercício (2025). Essa ferramenta também permite acompanhar o status da declaração, mesmo para aqueles que tenham imposto a pagar.
Outra alternativa é consultar pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), com acesso via conta Gov.br de nível prata ou ouro. O sistema do e-CAC oferece informações mais detalhadas, incluindo valor da restituição, data prevista e dados bancários cadastrados.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo oficial para celulares e tablets que permite consultar o andamento das restituições diretamente nas bases do governo.
Caso o valor não seja creditado por erro na conta ou divergência nos dados, o contribuinte poderá fazer o reagendamento da restituição pelo site do Banco do Brasil https://www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Para realizar o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após o processo, uma nova tentativa de crédito será feita. Se ainda assim o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição novamente por meio do portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
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Estudante da área de saúde, Crysne Caroline Bresolin Basquera é especialista em produção de conteúdo local e regional, saúde, redes sociais e governos.