Sicoob é um dos vencedores do 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Com o projeto “Programa Amigos da Mata, do Agro e da Biodiversidade”, realizado na região sul catarinense e em municípios do Rio Grande do Sul, o Sicoob consagrou-se campeão na categoria Educação Ambiental (setor privado) do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante reconhecimento do país no segmento empresarial. Em 2024, 29 instituições públicas e privadas receberão o Troféu Onda Verde por fazerem a diferença na preservação do meio ambiente.

O Programa AMABio foi concebido com o objetivo de promover a conservação ambiental e a conscientização sobre a importância da biodiversidade na região sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Por meio de uma abordagem prática e educativa, o programa visa engajar ativamente os alunos das escolas da região no processo de preservação e recuperação da Mata Atlântica.

Criado pelo Sicoob Credisulca, o Programa tem como seus três pilares fundamentais a educação ambiental, restauração da Mata Atlântica e divulgação científica, e conta com a participação de alunos, professores, proprietários e colaboradores. Somente em 2023, o projeto atendeu mais de 10 mil estudantes. Além disso, já plantou 964 ávores, construiu 28 estufas, e contribuiu para a recuperação ecológica de 7.101 metros quadrados de área.

Premiação

O Prêmio Expressão de Ecologia, considerada a premiação ambiental mais longeva do Brasil, tem por finalidade divulgar e disseminar os esforços de empresas e organizações que criam iniciativas para diminuir os impactos da poluição no meio ambiente e contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental.

O concurso é aberto a empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs e entidades de classe com sede ou atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Em 30 anos de existência, registra 3.390 projetos inscritos. A 30ª edição do Prêmio recebeu a inscrição de 121 organizações. Destas, 29 foram selecionadas e serão contempladas com o Troféu Onda Verde.

A solenidade de premiação será realizada no dia 31 de agosto, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. Durante o evento será lançada a segunda edição da Revista Líderes de Expressão, que trará um resumo dos projetos vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia, e ainda terá entrevistas com lideranças empresariais, artigos e matérias inéditas sobre sustentabilidade e agenda ESG.

Prêmio especial transição ecológica – MWM Motores e Geradores
Projeto: Solução MWM para Transformação Veicular da Frota Atual para Motorização com Menor Emissão de Poluentes

Agropecuária – Epagri 
Projetos: Revitalizando a Terra: Agricultura Regenerativa em Ação / Terraceamento no Oeste de Santa Catarina: Protegendo o Solo e Armazenando Água
Obs.: Os dois projetos foram premiados em conjunto pois as propostas dos cases se potencializam.

...