Shih-tzu: por que eles ficam tristes quando os donos viajam?

Os Shih-tzu são cães pequenos e peludos, conhecidos por sua personalidade doce e afetiva. Eles são cães muito apegados aos seus donos e podem ficar muito tristes quando esses viajam.

Existem várias razões pelas quais os Shih-tzu podem ficar tristes quando os donos viajam. Uma razão é que eles são cães muito dependentes de seus donos. Eles gostam de passar tempo com seus donos e se sentem seguros e protegidos quando estão perto deles. Quando os donos viajam, os Shih-tzu podem se sentir perdidos e sozinhos.

Outra razão pela qual os Shih-tzu podem ficar tristes quando os donos viajam é que eles são cães muito inteligentes. Eles entendem que os donos estão saindo e podem ficar ansiosos com isso. Eles podem começar a latir ou chorar, ou podem se tornar destrutivos.

Se você tem um Shih-tzu, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir a ansiedade dele quando você viaja. Uma coisa é deixar o seu cão em uma creche ou com um amigo ou familiar. Isso garantirá que ele tenha companhia enquanto você estiver fora.

Outra coisa que você pode fazer é deixar o seu cão com brinquedos e guloseimas para mantê-lo entretido. Você também pode tentar deixar uma camiseta ou outro objeto que tenha o seu cheiro para que o seu cão se sinta mais confortável.

Se você está preocupado com a ansiedade do seu Shih-tzu, você pode conversar com o seu veterinário. Ele pode recomendar um profissional de comportamento animal que possa ajudar você a treinar o seu cão a lidar com a separação.

Aqui estão algumas dicas específicas para ajudar a aliviar a ansiedade de separação em Shih-tzu:

  • Comece a acostumar o seu cão a ficar sozinho por curtos períodos de tempo, como 15 minutos. Aumente gradualmente o tempo à medida que o seu cão se acostuma.
  • Quando você sair, deixe o seu cão em um ambiente tranquilo e confortável, com brinquedos e guloseimas.
  • Não dê muita atenção ao seu cão quando você chegar em casa. Isso só vai reforçar a sua ansiedade.
  • Se o seu cão tiver problemas sérios de ansiedade de separação, você pode precisar procurar a ajuda de um profissional de comportamento animal.
...