Unetri promove Campanha do Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo de 2024 tem como objetivo prevenir o suicídio, promovendo a conscientização sobre a importância do apoio emocional e do diálogo aberto em saúde mental.

Este ano, a campanha enfatiza a necessidade de empatia e escuta ativa, incentivando as pessoas a oferecerem apoio sem julgamentos para aqueles que estão enfrentando sofrimento psíquico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um problema de saúde pública de grande relevância, sendo a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A Unetri Faculdades entende que, como instituição formadora, tem o papel de fornecer informações e promover ações em Saúde Mental para contribuir com a formação humana dos acadêmicos e profissionais da educação que compõem a instituição de ensino.

Copia de Sem nome 1920 x 1080 px 9 1

Nesse sentido, a unidade realizará ações voltadas para a Saúde Mental da comunidade acadêmica, bem como ações informativas para a comunidade da tríplice fronteira.
A Unetri destaca que as ações se intensificam em setembro, mas é necessário o entendimento de que a Saúde Mental precisa de cuidados o ano todo.

Para quem precisa de ajuda ou deseja conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento 24 horas através do telefone 188 (Agência Brasil).
A Unetri Faculdades, conta com o Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, que pode ser contatado por acadêmicos, professores e colaboradores.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo!.
Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.