O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Federação da AMAs no Estado de Santa Catarina (Feamas/SC) foi o tema da sessão especial promovida pela Alesc, na noite desta ultima segunda-feira (15). A homenagem, proposta pelo deputado Pepê Collaço (PP), foi acompanhada por representantes das associações de apoio aos autistas, as AMAs, de todo o estado, além de prefeitos e vereadores.
“Essa não é uma homenagem apenas do deputado, é do povo, do Estado de Santa Catarina”, afirmou o deputado, que coordena uma frente parlamentar sobre o assunto na Alesc. “Precisamos criar condições cada vez melhores para a inclusão das pessoas com autismo. Nossa frente e toda a Assembleia trabalham nesse caminho. Já evoluímos em várias questões, mas ainda temos desafios.”
Collaço destacou que entre as atividades da frente parlamentar está o acompanhamento técnico a proposições em tramitação na Alesc, as discussões para a elaboração de um censo estadual das pessoas com autismo, visando aperfeiçoar as políticas públicas; elaboração de projetos de lei que tratam do protocolo individualizado de avaliação (PIA) e das sessões de cinema acessíveis; entre outras iniciativas.
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro José Nei Ascari, ocupou a tribuna durante a sessão especial para discursar em nome dos homenegados. Ele era deputado estadual quando propôs a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, em 2012. Também foi de sua autoria da Lei Estadual 16.036/2013, que instituiu a política estadual dos direitos do autista, entre outras iniciativas, como a audiência pública que resultou na criação da Asca, atual Feamas/SC.
“Esta sessão é muito mais que o reconhecimento aos dirigentes, aos voluntários, famílias. Representa um estímulo para a continuidade e o fortalecimento desse tão importante trabalho”, afirmou Ascari. “Leis não faltam, o que falta é o cumprimento delas. Esse deve ser o nosso maior propósito: perseguir o cumprimento dessas leis, porque a causa vale muito a pena.”
A presidente da Federação Catarinense de Educacão Especial (FCEE), Jeane Probst Leite, conclamou todas as AMAs constituídas em Santa Catarina a se unirem à Feamas. “Unidas, a federação poderá lutar por vocês. Isso torna vocês mais fortes e possibitirá mais conquistas.”
A presidente da Feamas, Cátia Franzoi, lembrou que a criação da federação, que teve início numa audiência pública da Alesc em 2012, surgiu justamente da necessidade de fortalecer a luta em prol das pessoas com autismo. Ela agradeceu à Assembleia pela homenagem.
“É dessa forma que vamos fortalecer nosso trabalho e isso vai aparecer no desenvolvimento da criança, do jovem que possui o autismo”, afirmou. “Trabalhar em prol do autismo sempre foi uma missão para todas as AMAs. Saber qure nosso esforço e dedicação estão sendo valorizados por pessoas tão queridas e respeitadas é extremamente gratificante. É um estímulo para seguirmos em frente.”
A sessão especial foi marcada pela apresentação da Banda Tribo 84, um grupo de musicoterapia. O número 84 é uma alusão ao código do autismo na Classificação Internacional de Doenças (CID). A exibição do grupo emocionou os presentes.
Homenageados:
- Feamas/SC
- José Nei Ascari, autor da lei que criou a política estadual voltada à pessoa com autismo
- Cátia Cristiane Franzoi, presidente da Feamas
- Marlete Grando, presidente de honra da Feamas
- Janice Krasniak, conselheira da Feamas
- AMA Litoral Santa Catarina – Unidade Balneário Camboriú
- AMA Campos Novos
- AMA Fraiburgo
- AMA Jaraguá do Sul
- AMA Litoral Santa Catarina – Unidade Itapema
- AMA Oeste – Chapecó e Região
- AMA Curitibanos e Região
- AMA Agrolândia
- AMA Balneário Piçarras
- AMA Barra Velha
- AMA Bombinhas
- AMA Camboriú
- AMA Capinzal
- AMA Florianópolis
- AMA Gaspar
- AMA Itajaí
- AMA Itapoá
- AMA Joinville
- AMA Navegantes
- AMA Rio do Sul
- AMA Tijucas
- AMA Videira