A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin promoveu, na última semana, uma palestra sobre segurança pública. A iniciativa surgiu em uma reunião recente, promovida pela associação com representantes das forças de segurança pública da Tri Fronteira.
O objetivo da palestra foi propiciar aos comerciantes, e a população em geral, dicas e cuidados sobre procedimentos para se prevenir contra arrombamentos, assaltos e outras ameaças.
O palestrante foi o Coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, Marcelo Wallau da Silva, que possui mais de 30 anos de experiência na PM, e já comandou uma unidade de Fronteira com a Argentina.
O Coronel destacou que a avaliação do evento é muito positiva, com boa presença de pessoas, que interagiram e prestaram muita atenção no que estava sendo conversado.
“Repassamos diversas orientações sobre segurança, para a criação de ambientes seguros, tratando questões como o cercamento de lojas, portas, formas de aumentar a resistência de portas e janelas, o comportamento das pessoas e a organização interna, como ferramentas que criam dificuldades para que determinadas situações, determinados crimes, não venham a acontecer nos ambientes”, destacou Wallau.
Ainda de acordo com o coronel, a ideia de criar dificuldades para que um crime ocorra é fundamental, pois o criminoso sempre segue a lei do menor esforço para atingir o seu ato criminoso.
“Então, quando nós aumentamos a dificuldade de um local, ele, naturalmente, vai buscar um outro local com menos dificuldades para agir. Essa, então, é a ideia de criar dificuldades, criar barreiras para a ação do criminoso com uma forma de inibir sua ação, direcionando e obrigando a buscar um outro lugar que ele julgue mais acessível para a realização da sua ação”, enfatizou.
O coronel Wallau citou que segurança não significa apenas as forças policiais, cada cidadão, também é segurança, faz parte da segurança.
“A polícia, claro, ela tem a questão toda preventiva, com a realização de rondas, abordagens, a as ações de investigação, mas o cidadão, de uma maneira geral, ele também tem a sua participação na segurança, seja aumentando a dificuldade para a realização do ato criminoso, ou simplesmente, quando ele observar que tem uma pessoa estranha na sua loja, uma pessoa estranha na rua, no bairro, alguém talvez forçando uma janela, enfim, ele deve ligar para a polícia e fazer o acionamento”, frisou o palestrante.
“Fazer o registro da ocorrência, é uma forma de dar ao criminoso a sensação de que ele está sendo vigiado, e que se ele cometer algum erro, ele será apanhado e vai ter que responder por aquilo que ele estava fazendo”, concluiu o Coronel Wallau.
A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, agradeceu a parceria com as forças de segurança e de forma especial, ao coronel Marcelo Wallau, pela explanação do conteúdo, e a forma didática como ele repassou todas essas questões da segurança tratadas na palestra.
“0Acredito que todos se beneficiaram dessa palestra, que foi rica, prática e produtiva, com conteúdos úteis e valiosos, chamando nossa atenção para que a gente possa se atentar mais à segurança em nossos ambientes, podendo colocar em prática as dicas e orientações repassadas”, afirmou Dayana.
Participaram do encontro, a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, diretores da Associação; o comandante da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, tenente coronel Fábio José Hoelscher; Major Roncaglio; Tenente Alonso; Delegado da Polícia Civil de Barracão e presidente do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal – GGIi, Dr. Lucas Faria; empresários e população em geral.