Heloisa L 9 1

Secretaria da Família de Barracão apresenta balanço das ações realizadas em 2025

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social encerrou 2025 com investimentos estruturais, mais de três mil atendimentos no CRAS

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Barracão apresentou o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2025, ano marcado por reorganização interna, ampliação de atendimentos e atuação integrada com outras áreas da administração municipal.

A avaliação foi feita pela secretária Josiane Feliciano e pela assistente social Cláudia Cristina Lansarini, coordenadora do CRAS, que detalharam investimentos, números de atendimentos e perspectivas para o próximo ano.

Ao falar sobre o início da gestão e os principais objetivos do ano, a secretária destacou que 2025 foi direcionado à estruturação da secretaria e à melhoria das condições de trabalho da equipe.

“Assumi como gestora da pasta em abril, e o nosso principal objetivo em 2025, era arrumar a casa, por isso buscamos  e conseguimos um investimento na secretaria bastante alto, no valor de R$ 175 mil, conseguimos um carro, através de um trabalho que acontece lá no CRAS, que é do Bolsa Família, e compramos mesas, cadeiras, computadores e eletroeletrônicos, investimentos para dentro da secretaria, com o objetivo de a gente conseguir deixar esse ambiente melhor para que as pessoas consigam trabalhar também mais feliz”, explicou Jô

A secretária também comentou sobre a atuação da pasta em diferentes frentes, com ações direcionadas a famílias em situação de vulnerabilidade, idosos e atividades realizadas de forma integrada com outras secretarias do município.

“Nós trabalhamos de forma intersetorial, então, a educação, a cultura, a saúde, a agricultura também, e aí o CRAS vem como porta de entrada, onde são atendidas todas essas famílias e situação de vulnerabilidade social. Além dessas também realizamos ações comunitárias, com eventos com os idosos, apresentações das crianças, do serviço de convivência, então, a gente tem feito esse trabalho para estar mais perto da comunidade”, comentou Jô.

Na sequência, a coordenadora do CRAS apresentou os dados de atendimentos realizados desde que assumiu a função e detalhou os serviços ofertados à população ao longo do ano.

“Estou na coordenação desde setembro, sou assistente social e estou fazendo as duas partes no momento. No CRAS tivemos 3.096 atendimentos particularizados, dentre eles 998 entregas de cesta de alimentação, auxílios funerais, auxílios faturas, visitas domiciliares, atendimento aos idosos todas as terça-feira, atendimento às oficinas do serviço de convivência nas terças, quartas e quintas-feiras. Além de várias outras parcerias de prestação de serviço à nossa comunidade”, destacou.

Sobre a atenção direcionada às pessoas que demandam acompanhamento contínuo, Cláudia destacou a elaboração de projetos voltados à aproximação com a comunidade e à ampliação da equipe técnica.

Questionada sobre as expectativas para 2026, a coordenadora reforçou a intenção de ampliar o trabalho integrado entre equipes e setores.

A secretária Jô Feliciano também comentou sobre o papel da assistência social para além do atendimento emergencial, ressaltando a atuação preventiva e de articulação com outras políticas públicas.

“O trabalho da assistência, ele vai muito além da emergência, nós trabalhamos para prevenir as situações e para que as pessoas consigam romper esse ciclo. Após o trabalho inicial realizamos os encaminhamentos, seja eles para o mercado de trabalho, atendimento na saúde, é assim que acolhemos e fazemos também o trabalho posterior”, frisou.

Cláudia detalhou também sobre a parceria realizada com o Governo do Estado e a Secretaria de Agricultura, voltada à geração de renda no meio rural.

“A gente trabalhou junto com o IDR Paraná e a Secretaria da Agricultura, no atendimento a 10 famílias, que receberam do Governo do Estado R$ 6 mil cada, para o próximo ano o objetivo é trabalhar com outra comunidade e outras 10 famílias, garantindo para elas as melhorias que são possíveis através desses valores, como a aquisição de vaca de leite, uma melhoria no banheiro, uma horta. Esse trabalho Renda Agricultor foi um exemplo para nós, enquanto município, e o prefeito já assinou um novo projeto para o ano de 2026, para que a gente possa atender mais famílias”, comentou a coordenadora.

A secretária fez uma avaliação do encerramento de 2025 e apontou as prioridades para o próximo ano, com foco no fortalecimento das ações externas e na aproximação com a população.

“Nós terminamos 2025 com o coração grato, pelo trabalho que foi realizado, a equipe ótima, porque ninguém faz nada sozinho. Então, nós precisamos dessa unidade em equipe e a gente consegue trabalhar. Nossa expectativa é muito boa, para continuar trabalhando cada vez mais perto da comunidade. Enquanto 2025 foi para organizar internamente, 2026 a expectativa é para muito trabalho externo e bem pertinho da população barraconense”, concluiu Jô.

LEIA MAIS:Barracão empossa 12 diretores da rede municipal de ensino

LEIA MAIS:Feira da Agricultura Familiar será inaugurada dia 10 na Praça Clevelândia em Barracão

LEIA MAIS:Câmara de Barracão encerra o ano com aprovação de projetos estratégicos e avanços na Saúde

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.