Luciane Ceretta será a nova secretária de Educação de SC. Com ampla experiência acadêmica, ela assume o cargo para fortalecer os índices educacionais e modernizar a infraestrutura das escolas
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou nesta segunda-feira (19) que Luciane Ceretta será a nova secretária estadual de Educação. Atual reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane assume o cargo no lugar de Aristides Cimadon, que pediu exoneração por motivos de saúde.
O convite foi feito antes da viagem oficial do governador aos Estados Unidos e foi aceito por Luciane após consulta à comunidade acadêmica.
Luciane participou ativamente do desenvolvimento do Programa Universidade Gratuita, uma das principais iniciativas da gestão anterior, voltada às universidades comunitárias do Estado. A nomeação oficial ainda será publicada, mas a futura secretária já participa nesta terça-feira (20) de evento comemorativo pelos 60 anos da Udesc, em Florianópolis.
A nova secretária chega com o desafio de fortalecer os indicadores educacionais de Santa Catarina e de ampliar os investimentos na infraestrutura das escolas estaduais, conforme orientação do governador. A expectativa é que sua nomeação oficial ocorra nos próximos dias.
Com trajetória consolidada na educação superior, Luciane Ceretta é a primeira mulher a ocupar a reitoria da Unesc e está em seu terceiro mandato. Atua há três décadas no magistério e apresenta um perfil técnico com potencial de inserção na esfera política.
É graduada em Enfermagem e Administração, mestre em Enfermagem pela UFSC e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc. Possui ainda quatro MBAs nas áreas de gestão e nove especializações, sendo quatro em saúde, quatro em educação e uma em Educação em Saúde pela Faculdade de Medicina da USP.
Luciane também integra o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, é membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e ocupa a vice-presidência do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Em sua trajetória acadêmica, reúne mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, quase 30 livros publicados e cerca de 20 produtos tecnológicos voltados à educação e à saúde.
Leia também:
- O calendário mais antigo do mundo não está no Egito: descubra a civilização que o criou
- 3 thrillers com reviravoltas no último capítulo que deixam o leitor em choque