Médicos passam a atuar em 87 municípios catarinenses; número de profissionais vinculados ao programa cresceu 133% em menos de dois anos
Dezenas de municípios de Santa Catarina passam a contar com novos profissionais do Mais Médicos, programa que busca facilitar o acesso à atenção primária em locais de vulnerabilidade social.
Segundo informado pela Superintendência Regional do Ministério da Saúde no estado, são 169 médicos novos médicos, que passam a atuar em 87 municípios catarinenses.
Os profissionais foram acolhidos nesta terça-feira (29) e serão distribuídos em 16 Regiões de Saúde, além de um Distrito Sanitário Especial Indígena.
Segundo a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, o estado conta com 1017 vagas ativas para profissionais do Mais Médicos. Em 2023, este número era de 437. Atualmente, 228 municípios catarinenses aderem ao programa, o que representa 77,3% das cidades.
“O Mais Médicos é o principal programa do Ministério da Saúde e foi considerado um marco nos governos Lula e Dilma. Santa Catarina contava com 437 vagas em 2023 e hoje são 1.017 vagas ativas em 228 municípios catarinenses, o que representa um aumento 133% em menos de dois anos”, afirmou o superintendente estadual do MS, Sylvio da Costa Júnior, durante a recepção aos profissionais.
Quase 25 mil médicos em atuação
Com a meta de alcançar 28 mil profissionais até o final de 2025, o Programa Mais Médicos já assegura assistência a mais de 64 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, cerca de 24,9 mil médicos atuam em 4,2 mil municípios, o que corresponde a 77% do território nacional. Dentre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões.
Camisa vermelha seria uniforme reserva da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026