Ação aconteceu durante o encontro do grupo de idosos Raio de Luz, com participação de profissionais de saúde para orientar sobre prevenção ao câncer bucal
Aconteceu na terça-feira, dia 25 de novembro, no centro de convivência dos idosos em Barracão, uma importante programação voltada à saúde bucal e à prevenção do câncer de boca, consolidando o compromisso com o bem-estar da população idosa.
A ação aconteceu durante o encontro do Grupo de Idosos Raio de Luz, e contou com a participação de um grande número de membros do grupo e reuniu profissionais de saúde especializados, incluindo dentistas, que ofereceram palestras e avaliações gratuitas.
A coordenadora dos grupos de idosos do município, Jussara Salles Onofre, ressaltou a importância das ações de prevenção contínuas voltadas para esse público.
“Tenho acompanhado de perto o trabalho dos grupos, que somente no do centro reúne cerca de 240 a 250 idosos, e ainda os grupos do interior, do Distrito de Siqueira Bello e São José. Estamos focados em promover um ambiente que priorize a saúde e o bem-estar deles, com atividades que incluem desde palestras até acompanhamento da alimentação e monitoramento de condições como diabetes”, afirmou.
O dentista Fábio Zandoná Boscato, responsável pela palestra sobre o Novembro Vermelho — campanha que reforça a prevenção ao câncer bucal — explicou que a doença, apesar de grave, tem cura quando ocorre precocemente. Ele destacou a necessidade do autocuidado diário, com atenção especial à higiene bucal, e do autoexame como ferramentas essenciais para a detecção precoce.
“Pessoas com maior risco são aquelas em idade avançada, trabalhadores expostos ao sol sem proteção adequada e quem não mantém cuidados regulares com a boca. É fundamental que eles busquem atendimento profissional para um acompanhamento constante”, declarou.
Além das orientações técnicas, o grupo também promove ações integradas para garantir o cuidado completo à saúde do idoso. Além dos dentistas, uma nutricionista acompanha os participantes, estimulando a inclusão regular de frutas na dieta para promover hábitos alimentares mais saudáveis.
Enfermeiros realizam verificações periódicas e palestras sobre diabetes, ampliando o suporte oferecido.
O encontro encerrou com a participação ativa dos idosos e com a orientação de que as informações disseminadas sejam compartilhadas com familiares e conhecidos, ampliando a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde bucal.
Conforme Jussara, para encerrar o ano haverá uma confraternização, com um almoço especial marcado para 2 de dezembro, com churrasco para celebrar a dedicação e o comprometimento dos idosos que participam do grupo.




LEIA MAIS:Município investirá R$ 200 mil em barracão para os Romeiros de Santa Emília
LEIA MAIS:Barracão inicia reestruturação do Conselho Municipal de Turismo


