Etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina reúne estudantes atletas de 12 a 14 anos, representantes de 690 escolas, entre 26 de junho e 4 de julho em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste recebe, a partir desta sexta-feira, 26 de junho, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina destinada a estudantes-atletas com idades entre 12 e 14 anos. A competição reúne representantes de 690 escolas de diferentes regiões do Estado e segue até 4 de julho.
O município do Extremo Oeste catarinense sedia a etapa estadual pelo segundo ano consecutivo. O evento é promovido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte, em parceria com a administração municipal.
Os participantes disputarão medalhas em 16 modalidades individuais e coletivas. A programação inclui futsal, basquete, voleibol, ciclismo, xadrez, ginástica rítmica e outras modalidades previstas no calendário dos jogos.
As competições serão organizadas em blocos, conforme as características de cada modalidade. A estrutura reúne estudantes, professores, treinadores, equipes de apoio e representantes das instituições de ensino classificadas nas etapas anteriores.
Além dos resultados estaduais, os primeiros colocados de cada categoria poderão conquistar a classificação para representar Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros. A competição nacional reúne estudantes de diferentes unidades da Federação.
A realização dos jogos também proporciona aos participantes atividades de convivência entre representantes de diferentes municípios e regiões. Durante o período da competição, os estudantes permanecem em alojamentos e participam de uma programação organizada de acordo com os horários das disputas.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, afirmou que a presença de delegações de 690 escolas demonstra o alcance da política de descentralização das competições esportivas no Estado.
“Ver atletas de 690 escolas de todas as regiões de Santa Catarina reunidos aqui em São Miguel do Oeste é a prova de que a política de descentralização do esporte dá certo. O Jesc não é apenas um campeonato, é uma ferramenta de inclusão e de transformação social. Estamos trazendo a elite do esporte de base para o extremo oeste com a certeza de que daqui sairão não apenas grandes representantes para a etapa nacional, mas cidadãos mais preparados. É um orgulho ver a força da nossa comunidade escolar”, declarou.
Segundo a organização, os Jogos Escolares têm como objetivo incentivar a prática esportiva no ambiente educacional, promover a integração entre estudantes e identificar atletas com potencial para participar de competições estaduais e nacionais.
A etapa estadual em São Miguel do Oeste concentrará as disputas da faixa etária de 12 a 14 anos. Os resultados definirão os campeões catarinenses das modalidades e os representantes do Estado nas competições escolares nacionais.
Leia mais: Novo lote de valores esquecidos do PIS/Pasep será pago nesta quinta-feira
Leia mais: Nesse mês de junho acontece a campanha de conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, e a erradicação do trabalho infantil, Secretária da Família Iara de Souza fala sobre

Lara Gabriely escreve sobre assuntos locais, mas também sobre assuntos relacionados à política dos estados do Paraná e Santa Catarina, além de outros fatos interesse regional.
Nota Editorial: Este conteúdo faz parte da cobertura jornalística do Jornal da Fronteira, feito por humano com ajuda de ferramentas de inteligência artificial, sob revisão de editor humano.
Sugestões de pauta: Entre em contato via WhatsApp: (49) 3644 1724.
🚀 Aproveite e nos siga no Google Notícias: Clique aqui para seguir o Jornal da Fronteira



