crys 24 3

Escolas São José e Padre Réus devem ser municipalizadas

Manifestação favorável já teria sido sinalizada pelo Estado ao município de São José do Cedro

Manifestação favorável já teria sido sinalizada pelo Estado ao município de São José do Cedro

O processo de municipalização das escolas estaduais São José e Padre Réus, localizadas em São José do Cedro, está em andamento e já conta com manifestação favorável do Estado ao município.

A iniciativa foi discutida em reunião entre o prefeito Fernando Will, o vice Enio Carossi, a secretária de Educação Márcia Demossi e representantes da Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis.

Segundo o prefeito Fernando Will, as duas unidades escolares, que atualmente operam em modelo de gestão compartilhada com as escolas municipais, devem ser integralmente municipalizadas.

“Manifestamos o interesse na municipalização dessas duas unidades para ampliar o atendimento no ensino em tempo integral e também no ensino regular, melhorando os fluxos na rede municipal, e já temos a manifestação favorável do Estado para a doação dessas estruturas”, explicou o prefeito.

A municipalização faz parte de uma tendência gradual em Santa Catarina, na qual as turmas do ensino fundamental são transferidas para a gestão municipal.

No caso das escolas São José e Padre Réus, as turmas do 6º ao 9º ano serão redirecionadas para outras unidades municipais: a Escola Cedrense e a Osní Medeiros Régis, localizada em Mariflor, respectivamente. Para os alunos do interior, haverá ajustes no transporte escolar para garantir o acesso adequado.

O prefeito destacou que a reorganização da rede municipal de ensino incluirá a permanência das turmas do Jardim até o 5º ano do ensino fundamental na Escola Santo Isidoro, que já funciona em conjunto com a Escola São José, oferecendo atendimento em tempo integral.

“É um ato de coragem porque precisamos enfrentar os problemas que temos. Temos a convicção de que, recebendo em doação os prédios do Estado, conseguiremos estruturar melhor o atendimento em Educação”, afirmou Fernando Will.

Manifestação favorável já teria sido sinalizada pelo Estado ao município de São José do Cedro

Leia também: