Novo serviço da Sanepar permite o pagamento de contas de água atrasadas por cartão diretamente com o agente de corte, evitando a suspensão do fornecimento
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começou a implantar um novo serviço de cobrança que permite aos clientes com contas de água em atraso regularizarem os débitos diretamente com os agentes de corte, em suas residências.
O procedimento vale para faturas vencidas há mais de 48 dias e pode ser feito por meio de cartão de débito ou crédito, com opção de parcelamento.
O objetivo da medida é evitar a interrupção no fornecimento de água e oferecer mais praticidade ao cliente. Ao efetuar o pagamento no momento da visita do agente, a suspensão do serviço é automaticamente cancelada.
O novo modelo foi testado durante o mês de junho nos municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A partir do dia 1º de julho, passou a ser adotado também em Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais.
Ainda neste mês, será expandido para outras cidades da região, incluindo Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Itaperuçu e novamente os municípios já atendidos na fase inicial.
Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a expectativa é que o serviço esteja disponível em todas as cidades do estado até o fim do ano. Ele destaca que essa solução oferece uma oportunidade para o cliente resolver pendências financeiras sem sair de casa.
O diretor comercial da companhia, Bihl Zanetti, afirma que a mudança representa uma inovação nos processos de cobrança da Sanepar, que por décadas estiveram condicionados ao pagamento da fatura mensal e, em caso de corte, à comprovação presencial do pagamento em uma unidade de atendimento.
Agora, esse processo se torna mais ágil, com a possibilidade de regularização imediata por meio da máquina de cartão que acompanha o agente.
O pagamento é validado no sistema da Sanepar no momento da transação e o cliente recebe um comprovante impresso, com todas as informações da operação: dados do imóvel, identificação do titular, valores quitados, forma de pagamento, número de parcelas e taxas aplicadas, quando houver. O sistema não aceita dinheiro ou PIX — apenas cartões de débito ou crédito.
Zanetti alerta que os agentes atuam exclusivamente em situações de débito vencido e estão devidamente identificados com crachá e uniforme da SCS (Sociedade Civil de Saneamento), empresa contratada pela Sanepar para a execução do serviço.
O cliente pode conferir sua situação cadastral pelo aplicativo Sanepar Mobile ou pelo WhatsApp oficial da companhia: (41) 99544-0115.
O processo é seguro, com autenticação e autorização realizadas por token digital. O sistema da máquina exibe ao cliente, antes da confirmação, todas as condições da cobrança, incluindo eventuais encargos, que serão lançados em faturas futuras.
A Sanepar reforça que a ação faz parte de uma política de inovação nos serviços comerciais e busca oferecer alternativas práticas aos consumidores. Segundo a empresa, mesmo com a ampla rede de estabelecimentos conveniados para pagamento, o modelo de cobrança no ato da visita proporciona conveniência e evita a suspensão no fornecimento de água.
Além disso, a companhia também está em fase de testes com novas formas de pagamento, como o PIX via WhatsApp, ampliando ainda mais as opções disponíveis aos clientes.
Leia também:
- Lembra dos livros curtos de fantasia? Selecionamos 10 obras top de imaginação sublime
- Livros que fariam Don Corleone se orgulhar: 7 obras indispensáveis sobre a máfia para fãs de O Poderoso Chefão
- Estes 9 livros estão secretamente moldando a mente dos líderes mais ricos do mundo
- As maiores obras do Estoicismo: 5 livros que tem poder de mudar a sua vida em 2025
Estudante da área de saúde, Crysne Caroline Bresolin Basquera é especialista em produção de conteúdo local e regional, saúde, redes sociais e governos.