Sanepar amplia frota com cinco caminhões-pipa de 39 mil litros, reforçando o abastecimento em emergências e períodos de estiagem no Paraná.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu nesta sexta-feira (3) cinco novos caminhões-pipa, que passam a reforçar a frota utilizada em situações de interrupção no fornecimento de água tratada. Os veículos, os maiores já adquiridos pela empresa, têm 19 metros de comprimento e capacidade para transportar 39 mil litros de água cada, o equivalente a três vezes mais do que os demais caminhões-pipa em operação, que suportam até 12 mil litros.
Com a chegada dos novos veículos, a frota da Sanepar passa de 24 para 29 unidades em todo o estado. Segundo a companhia, a capacidade de cada caminhão é suficiente para atender o consumo de uma pessoa por quase um ano ou abastecer, em um único dia, 88 famílias de quatro pessoas.
Os veículos são compostos por caminhão-trator e carreta semirreboque, equipados com motobomba a diesel. Antes de entrarem em operação, os motoristas passarão por treinamento específico para conduzir modelos deste porte. A empresa organizará a logística e definirá as rotas, com cada caminhão destinado a uma região do Paraná.
A Sanepar investiu R$ 7 milhões na aquisição, com a justificativa de fortalecer a resiliência operacional e garantir rapidez no atendimento em situações emergenciais, como estiagens, manutenções programadas, crises hídricas ou falhas na rede. Além do uso emergencial, os veículos também poderão auxiliar em obras e na limpeza de reservatórios.
Durante a entrega, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que a medida busca preparar o Paraná para cenários de escassez hídrica. “São as carretas mais modernas do mercado. Esperamos que seu uso seja mínimo, mas, se necessário, teremos condições de dar uma resposta imediata e garantir que a população não fique sem água potável”, afirmou.
Os novos caminhões-pipa também poderão reforçar o abastecimento no Litoral durante a temporada de verão 2025/2026, período em que a demanda por água aumenta de forma significativa.

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)
Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.
- Emparelhamento rápido
- Chamadas com microfone integrado
- Estojo compacto e leve
A cerimônia de entrega contou com a presença dos diretores da companhia, Fernando Guedes (Administrativo) e Analício Risden Júnior (Inovação e Novos Negócios), além de empregados da Sanepar.





Leia também:
- Moradores de Guarujá são presos por tráfico de drogas na BR 163, em São José do Cedro
- Inaugurou nesta última sexta-feira a unidade móvel de saúde da mulher em Dionísio Cerqueira