200 professores de Guarujá do Sul participam de capacitação com o Samu

Capacitação sobre primeiros socorros foi ministrada por profissionais do Samu de Dionísio Cerqueira

Mais de 200 professores da rede municipal de ensino do município de Guarujá do Sul, participaram na última sexta-feira, dia 07, de uma capacitação sobre primeiros socorros, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Dionísio Cerqueira.

O treinamento é realizado através de uma parceria com o Estado de Santa Catarina e a prefeitura, e segue as diretrizes da Lei Lucas, legislação federal de 2018 que torna obrigatória a formação de profissionais de instituições de ensino e recreação de crianças para atendimento a emergências médicas.

De acordo com o Professor e secretário de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, Jeferson Rosa Soares, através da parceria do Governo do Estado com o Samu, a equipe da educação de Guarujá do Sul alinhou para que os seus profissionais também tivessem acesso a capacitação, dessa maneira, a formação foi oferecida a toda a rede.

“Todos os nossos professores, tanto do ensino fundamental e médio, assim como também nossos profissionais das creches. Pela parte da manhã a capacitação foi para todos os professores da rede e à tarde um curso mais específico para os profissionais que atendem em nossas creches, onde são crianças ainda muito pequenas que têm uma alimentação diferenciada, então os nossos professores eles precisam estar mais capacitados nessa área para dar os cuidados devidos às nossas crianças quando necessário”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com Jeferson, ao todo mais de 200 profissionais foram capacitados através dessa parceria.

Capacitação sobre primeiros socorros foi ministrada por profissionais do Samu de Dionísio Cerqueira

De acordo o responsável pela capacitação, o condutor socorrista Maicon Jacoski, a formação incluiu técnicas essenciais para lidar com situações adversas, como desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, manejo de traumas, fraturas, intoxicações, emergências psicológicas e até contatos com animais peçonhentos.

O objetivo é garantir que os educadores estejam preparados para agir rapidamente e de maneira eficaz em situações que possam colocar a vida dos alunos em risco.

“Nós fazemos essas capacitações já há algum tempo na cidade de Dionísio Cerqueira e agora através dessa parceria com o governo e a convite do município estivemos capacitando os professores de Guarujá do Sul também, de maneira que os profissionais que atuam na educação possuam o conhecimento necessário para agir naquelas situações de desmaio, convulsões, uma PCR, que é a condição mais letal nos pacientes, entre outras situações, onde a capacitação é fundamental para salvar uma vida”, comentou Maicon.

Maicon destacou também a importância da formação dos professores.

“Os pais deixam seus maiores tesouros nas mãos dos educadores. Por isso, é essencial que eles estejam preparados não apenas para ensinar, mas também para agir em situações de emergência, garantindo a segurança e a vida dos alunos”, ressaltou.

Vale destacar que a Lei Lucas foi criada após a morte do menino Lucas Begalli, que sofreu um engasgo durante um passeio escolar e não recebeu o atendimento necessário a tempo. Desde então, a mãe do garoto liderou uma mobilização nacional para que professores e demais profissionais que lidam com crianças fossem capacitados em primeiros socorros, evitando novas tragédias.

A formação inclui técnicas essenciais para lidar com situações adversas, como desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, manejo de traumas, emergências psicológicas entre outras, com o objetivo de garantir que os educadores estejam preparados para agir rapidamente e em situações que possam colocar a vida dos alunos em risco.

Capacitação sobre primeiros socorros foi ministrada por profissionais do Samu de Dionísio Cerqueira