Solenidade reconhece a atuação essencial dos profissionais do SAMU, que salvam vidas diariamente no município e consolidam o serviço como referência regional em urgência e emergência
Foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 30 de junho, no Auditório da Prefeitura de Dionísio Cerqueira, uma solenidade em comemoração ao 18º aniversário de atendimento da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.
Os 18 anos de atuação do Samu, no município, marcam uma trajetória de dedicação, crescimento e constante aprimoramento para garantir atendimento rápido e eficiente à população local e regional. A celebração contou com a participação de autoridades e profissionais que destacaram a importância do serviço para a comunidade.
O prefeito Alcir Sawaris, ressaltou o significado da data e os avanços conquistados ao longo dos anos.
“Hoje é um dia muito especial para nosso município, nosso SAMU comemora 18 anos aqui em Dionísio Cerqueira. Exatamente no dia 28 de junho de 2007, foi criado o SAMU aqui, no mandato da prefeita Salete e do vice doutor Carlos Maran. O SAMU no município é muito trabalho, muita dedicação”, afirmou.
Sawaris destacou ainda, que o SAMU de Dionísio Cerqueira é referência em todo o estado de Santa Catarina, fruto do empenho dos profissionais e dos investimentos realizados.
“Temos que ficar muito felizes. O SAMU tem conquistado muitas melhorias, uma ambulância nova atrás da outra, vários equipamentos que foram entregues hoje para capacitar ainda mais o nosso SAMU”, explicou.
Durante a solenidade, Alcir Sawaris, também anunciou a construção da tão sonhada base do SAMU no bairro Três Fronteiras, que será um cartão postal na entrada do bairro e funcionará em conjunto com o novo posto de saúde que será construído na mesma região.
“Nos próximos dias, se Deus quiser, iniciaremos essa obra com recursos de emenda parlamentar. Parabenizo os 18 anos do SAMU em Dionísio Cerqueira e nos municípios da região que são beneficiados pelo nosso serviço, que tem recebido procura para parcerias e convênios devido ao belo atendimento prestado”, completou.
A coordenadora do SAMU, Ulia Moreira, também expressou sua alegria com a data comemorativa.
“Para nós, hoje é um dia de felicidades. O aniversário oficial foi no dia 28 de junho, mas por conta de outros eventos na cidade, resolvemos fazer a comemoração hoje”, explicou.
Ulia aproveitou para anunciar o lançamento, em agosto, do projeto SAMUzinho, que será desenvolvido nas escolas com alunos da quinta série, além de um projeto voltado para adultos. “As inscrições começam em agosto, e os interessados devem ficar atentos, pois as vagas são limitadas”, informou.
Já a secretária de Saúde do município destacou a importância do SAMU como um serviço essencial para a população cerqueirense. O SAMU é um serviço brasileiro criado em 2003, e Dionísio Cerqueira conseguiu implantar o serviço em 2007. São 18 anos de caminhada, com profissionais capacitados, competentes e sempre em atualização para oferecer o melhor atendimento possível”, afirmou.
Ela ressaltou que o serviço conta atualmente com oito profissionais, entre técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que atuam 24 horas, enfrentando todas as condições climáticas para cuidar da vida da população. “Hoje é uma manhã de muita satisfação e gratidão. Com recursos do município, adquirimos materiais que facilitam o trabalho deles, como uniformes adequados, botas e equipamentos como a TV e o doppler fetal, que é fundamental no atendimento a gestantes de alto risco”, destacou.
A secretária reforçou o compromisso da administração municipal em manter a parceria e o apoio ao SAMU, que é um serviço indispensável para a saúde pública local. “Graças a Deus, temos um serviço que suporta a atenção básica e o hospital, garantindo atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência com qualidade”, concluiu.
Os 18 anos do SAMU em Dionísio Cerqueira representam mais do que uma data comemorativa: simbolizam o compromisso contínuo de profissionais e gestores em salvar vidas, ampliar a capacidade de atendimento e levar segurança e tranquilidade para toda a população da região.
Leia também:
- Arqueólogos desenterram templo de civilização pré-Inca misteriosa
- Descoberta chocante na Turquia: Ferramentas de 10.000 anos encontradas em caverna
- Miquéias: Os segredos da estátua Neolítica que desafia a história
Estudante da área de saúde, Crysne Caroline Bresolin Basquera é especialista em produção de conteúdo local e regional, saúde, redes sociais e governos.