Saiba quais são os artistas indicados para o prêmio Grammy de 2024 “Álbum do Ano”

O Grammy Awards 2024 está prestes a agitar o mundo da música mais uma vez, celebrando o que há de melhor na indústria fonográfica. Entre os prêmios mais cobiçados está o de “Álbum do Ano,” um reconhecimento de prestígio que já consagrou artistas lendários como Frank Sinatra e Stevie Wonder. Neste ano, oito álbuns incríveis competem pelo tão desejado gramofone dourado. Vamos conhecer os indicados e os detalhes que os tornam tão especiais.

“World Music Radio” – Jon Batiste

O sétimo álbum do talentoso cantor de jazz Jon Batiste, intitulado “World Music Radio,” é uma obra que marcou o retorno triunfante do artista à indústria musical. Lançado em agosto de 2023, o álbum conta com a participação de nomes como Lil Wayne, Lana Del Rey e Leigh Anne. A temática gira em torno de uma entidade interestelar chamada Billy Bob Bom, que mistura linguagens musicais terrestres para transmitir para o espaço com risadas. Com 21 faixas, os singles “Calling Your Name” e “Drink Water” conquistaram fãs em todo o mundo.

“The Record” – Boygenius

O trio Boygenius, composto por Phoebe Bridgers, Julien Baker e Lucy Dacus, impressionou a crítica e os fãs com seu álbum de estreia, “The Record.” Este trabalho expressa o desgosto e o crescimento pessoal dos compositores consagrados, mantendo o estilo indie que os caracteriza. Com sete indicações ao Grammy, incluindo Álbum do Ano, o trio tem mostrado seu talento tanto na música alternativa quanto no rock.

“Endless Summer Vacation” – Miley Cyrus

O oitavo álbum da renomada cantora Miley Cyrus, “Endless Summer Vacation,” lançado em março de 2023, é uma carta de amor à cidade de Los Angeles, inspirado nas noites de sábado icônicas do Studio 54 dos anos 1970. Dividido em duas partes, o álbum captura tanto o frescor das manhãs quanto o glamour das noites. Além da indicação de Álbum do Ano, o disco disputa várias outras categorias, incluindo Gravação do Ano e Canção do Ano com o hit “Flowers.”

“Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd” – Lana Del Rey

O nono álbum de estúdio de Lana Del Rey, intitulado “Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd,” revela uma abordagem mais espiritual da cantora, sem um grande conceito. O álbum marca sua colaboração com o produtor Jack Antonoff, famoso por seu trabalho com Taylor Swift e Lorde. Além de Álbum do Ano, Lana concorre em diversas outras categorias, incluindo Canção do Ano com “A&W.”

“The Age of Pleasure” – Janelle Monáe

Após cinco anos de hiato, Janelle Monáe retornou com seu quinto álbum, “The Age of Pleasure.” Este projeto único foi co-criado com o público, sendo tocado em festas para entender as reações das pessoas. O álbum busca acessar todas as formas de prazer e é uma carta à diáspora africana pelo mundo. Com indicações para Álbum do Ano e Melhor Álbum de R&B Progressivo, Janelle Monáe espera conquistar seu primeiro Grammy.

“GUTS” – Olivia Rodrigo

A estrela em ascensão Olivia Rodrigo garantiu sua indicação ao prêmio de Álbum do Ano com “GUTS,” seu segundo álbum. Com singles de sucesso como “Vampire” e “Bad Idea Right?,” o disco foi eleito o melhor álbum do ano pela Billboard em 2023. Olivia Rodrigo, que já ganhou três Grammys com seu primeiro disco “SOUR,” concorre em seis categorias nesta edição, incluindo Gravação do Ano e Melhor Álbum Vocal de Pop.

“Midnights” – Taylor Swift

Inspirado nas noites de insônia da cantora, “Midnights” é o décimo álbum de Taylor Swift e aborda questões como ansiedade, insegurança e autocrítica. Com hits como “Karma” e “Anti-Hero,” o disco foi um sucesso de vendas. Taylor, que já possui 12 prêmios Grammy, concorre em Álbum do Ano e outras cinco categorias na edição deste ano.

“SOS” – SZA

Com nove indicações, SZA é a recordista desta edição do Grammy. Seu segundo álbum de estúdio, “SOS,” lançado em dezembro de 2022, promete ser um destaque na premiação. Com hits como “Kill Bill” e “Good Days,” SZA busca seu primeiro gramofone em categorias como Gravação do Ano e Canção do Ano.

A corrida pelo prêmio de Álbum do Ano no Grammy 2024 está repleta de talento e diversidade musical. Cada indicado traz sua própria abordagem única à música, oferecendo aos fãs e críticos uma seleção impressionante de obras. A cerimônia, que acontecerá no dia 4 de fevereiro, promete ser emocionante, e o mundo aguarda ansiosamente para saber qual desses álbuns excepcionais receberá o cobiçado gramofone dourado.

...