Reunião regional na área do CIF aborda ações para conter o avanço da dengue

Uma importante reunião ocorreu no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), envolvendo representantes dos três municípios que fazem parte da entidade, Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira, para discutir a situação da dengue na região e as ações de alinhamento no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O encontro teve como objetivo debater estratégias de combate à dengue. Teve a participação de Jorge Santin, presidente do CIF; secretário de Saúde, Dieyson Bugança, de Barracão; Deniz da Rocha, de Dionísio Cerqueira; e Cézar Bueno, de Bom Jesus do Sul.

Além destes, participaram representantes da Epidemiologia dos da Vigilância Sanitária dos três municípios do CIF e mais de Bernardo de Irigoyen. Também, representantes das regionais de saúde dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Após a participação, Deniz da Rocha, secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira, enfatizou a importância da colaboração entre os municípios da Tri Fronteira.

“Durante a reunião, foi feito um convite para uma próxima reunião, agendada para o dia 5 de abril, com o propósito de ampliar o debate e contar com o apoio de organizações locais, incluindo associações comerciais, entidades como Lions e Rotary Club. O objetivo é definir estratégias conjuntas, visando a realização de um Dia D de mutirão contra a dengue. É essencial a gente unir esforços e envolver toda a comunidade nesse processo”, avaliou Deniz.

Dieyson Bugança também ressaltou a importância desta reunião, que serviu de alinhamos para outra que acontecerá nesta sexta-feira, dia 5, que tratará das ações em nível de região para conter o avanço da dengue.

“A doença tomou proporções elevadas nos últimos tempos, e se não unirmos forças logo poderemos ter problemas para realizar outros serviços de saúde, já que a situação pode até colapsar o sistema de atendimento. É muito importante o envolvimento de todos, inclusive das pessoas, o cidadão de um modo geral, em nos ajudar limpando seus terrenos e eliminando locais que podem desenvolver o mosquito”, ressaltou ele.

Cezar Bueno acrescentou que ninguém faz nada sozinho e os municípios precisam de todos unidos no combate à doença.

“A dengue é uma doença que está diretamente relacionada ao cuidado que o cidadão dá aos seus imóveis, sejam moradias ou terrenos baldios, e o descuido com vasilhames e objetos que possam servir de criadouro do mosquito, faz com que a doença aumente. Ninguém sabe mais sobre sua casa do que quem mora nela, por isso, contamos com a participação de todos na luta”, salientou ele.

Investimentos em Dionísio Cerqueira Paralelo ao assunto acima, Deniz da Rocha acrescentou que recentemente a Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira adquiriu de dois novos equipamentos destinados à vigilância e controle de endemias.

Essas máquinas, que foram adquiridas com um investimento de pouco mais de R$ 4.000, permitirão uma resposta mais rápida e eficaz em casos confirmados de dengue. Anteriormente, o município dependia da Secretaria Regional do Estado para fornecer tais equipamentos, o que nem sempre era viável devido à alta demanda na região

sucesso