Encontro reuniu lideranças, forças de segurança e comunidade para discutir monitoramento por câmeras, combate ao crime e estratégias conjuntas na fronteira
Na terça-feira, 23 de setembro, os municípios de Bom Jesus do Sul, Barracão e Dionísio Cerqueira se reuniram para mais um importante encontro do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).
O encontro, que reuniu lideranças locais, representantes das forças de segurança e membros da comunidade, teve como objetivo principal debater e propor soluções para os desafios da segurança pública enfrentados na região de fronteira.
O delegado da Polícia Civil, doutor Lucas Faria, esteve presente e ressaltou a relevância da participação popular nestas reuniões.
“Tivemos a presença massiva da nossa comunidade, que sempre é convidada a participar desses encontros, o que demonstra o interesse e o compromisso de todos com a segurança no nosso dia a dia”, destacou. Ele enfatizou que a pauta do encontro envolvia temas cruciais para a segurança pública local, especialmente no que diz respeito ao combate à criminalidade e à proteção da população.
Um dos avanços comentados pelo doutor Lucas foi a implementação e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras nos municípios de Barracão e Bom Jesus do Sul, um trabalho já consolidado em Dionísio Cerqueira.
“Esse é um esforço muito eficaz e assertivo do CONSEG, coordenado pelo presidente Belmonte, que conseguiu o apoio decisivo dos municípios para fortalecer essa chamada ‘fortaleza digital’. Com esse monitoramento mais amplo, os crimes poderão ser detectados com mais rapidez e os responsáveis identificados com maior facilidade, beneficiando toda a nossa população”, explicou.

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)
Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.
- Emparelhamento rápido
- Chamadas com microfone integrado
- Estojo compacto e leve
Além disso, a reunião abordou a complexa questão da segurança na fronteira, marcada pelos desafios do contrabando, descaminho e outras práticas ilegais que afetam diretamente a vida dos moradores e o comércio local. Sobre isso, o delegado ressaltou a busca constante por soluções conjuntas.
“Estamos empenhados em minimizar esses problemas que não prejudicam apenas a segurança pública, mas também impactam qualidades o cotidiano da comunidade. Acompanhamos esses desafios com grande preocupação e buscamos o envolvimento e a colaboração de todas as forças e órgãos responsáveis para coibir essas condutas ilícitas”, afirmou.
Essa integração entre as forças de segurança e a população demonstra o comprometimento do CONSEG em fortalecer a rede de proteção e prevenção na região, reforçando o papel da comunidade como parceira ativa na construção de um ambiente mais seguro para todos.
A reunião também serviu para alinhar estratégias futuras e fortalecer os laços entre os municípios, destacando que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, que exige diálogo constante, investimentos e a união de esforços das esferas públicas e privadas, bem como da sociedade civil.

Smartphone Xiaomi Redmi Note 14 (8GB + 256GB) — Midnight Black
- Marca: Xiaomi
- Sistema: Android
- RAM: 8 GB
- Armazenamento: 256 GB
- Tela: 6,67"
Este encontro evidencia o quanto o trabalho coletivo, aliado à modernização dos recursos tecnológicos, é fundamental para promover avanços concretos no combate à criminalidade e na proteção da população da região de fronteira, cujo cotidiano agora conta com mais respaldo e segurança para enfrentar os desafios pela realidade local.
LEIA MAIS: Saúde de Barracão promove conscientização sobre a doação de órgãos