Representantes da SASE, UFFS e SED realizaram visita técnica em Dionísio Cerqueira para analisar o sistema educacional e suas particularidades
Representantes da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino (SASE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Secretaria de Estado da Educação (SED) estiveram na última quarta-feira, 19 de novembro, em Dionísio Cerqueira, para uma visita técnica com o objetivo de conhecer detalhadamente o funcionamento do sistema educacional do município e suas particularidades.
O objetivo também foi avaliar o atendimento aos estudantes e as especificidades da região de fronteira, considerando o impacto desses fatores no planejamento pedagógico local.
Durante a visita, a comitiva conheceu a estrutura organizacional do ensino municipal e as práticas educativas obrigatórias nas escolas.
Entre os temas propostos, o ensino bilíngue recebeu destaque, assim como a convivência com os fluxos migratórios e a relação educacional com os países vizinhos, que moldam as estratégias educacionais da região.
Rosemary Rocha, representante do Ministério da Educação (MEC), explicou a retomada do programa de escolas bilíngues na região, considerada um tema muito discutido na área e que agora ganha novo impulso.
“Estamos revisitando as escolas interculturais de fronteira, especialmente aquelas localizadas em áreas geográficas, para compreender como o programa foi desenvolvido em cada etapa e território. O objetivo é formular uma proposta que integre as realidades locais, fortaleça a interculturalidade e o ensino multilíngue, atendendo às demandas específicas dessas regiões”, explicou Rosemary.
Ela ainda complementou que as conversas com secretários e diretores ajudaram a obter subsídios para a estruturação da portaria que oficializará a retomada do programa.
O secretário municipal de Educação, Evandro Vargas, recebeu os representantes destacando o histórico do município e seu envolvimento com o ensino bilíngue.
“Já implementamos o ensino de espanhol no currículo municipal e discutimos programas realizados anteriormente, como o cruze entre escolas do Estado. Abordamos a necessidade de recursos financeiros para dar continuidade a esses projetos, pois muitas vezes o custo cai sobre os professores, que ficam responsáveis pelos programas sem amparo adequados”, comentou Evandro.
O secretário ainda destacou o apoio recebido por parte da UFFS.
“Hoje, a Universidade Federal da Fronteira Sul trouxe a notícia de que o MEC lançará uma portaria com diretrizes para reintegrar esse programa nos territórios de fronteira, incorporando as sugestões que apresentamos durante a visita”, comemorou.
Evandro ressaltou também o aumento da demanda pelo ensino bilíngue devido à presença de alunos migrantes de países como Argentina e Venezuela.
Com base nas observações feitas durante a visita, foi possível compilar que contribuições auxiliaram o MEC na elaboração de uma portaria específica para zonas de fronteira, contemplando aspectos como bilinguismo, migração e muitas particularidades locais.
Essa iniciativa busca melhorar a oferta e a qualidade da educação em áreas com desafios e demandas diferenciadas, buscando promover uma educação que valorize a interculturalidade e responda às necessidades reais da comunidade.


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