fgm87

Relator defende redução da maioridade penal para 16 anos em crimes violentos

O deputado e relator da PEC da Segurança, Mendonça Filho participou na terça de debate sobre a proposta enviada pelo governo à Câmara em 2025

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da PEC da Segurança Pública na Câmara, defendeu nesta terça-feira (10) a redução da maioridade penal para 16 anos no caso de crimes cometidos com violência e crueldade.

Enviada pelo governo Lula ao Congresso em abril de 2025, a PEC da Segurança Pública cria mecanismos para integrar forças de segurança pública do país. O texto trata da ampliação das competências da PF e da PRF, e de uma reforma na gestão do sistema prisional.

A PEC encaminhada pelo governo não prevê a redução da maioridade penal. Mendonça Filho sugere uma consulta à população, em 2028, para que a diminuição que propõe seja referendada ou não pela sociedade.

O relator participou em Brasília nesta terça do evento Casa Parlamento, realizado pela Esfera Brasil, que debateu a proposta. Durante entrevista, disse que o texto está pronto para análise da Câmara, mas que cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), agendar uma data para votação.

Mendonça Filho disse também que tem conversado com o novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, sobre a proposta e que considera o diálogo “positivo”.

No entanto, segundo o parlamentar, o governo ainda não apresentou sugestões ao relatório que Mendonça Filho entregou no fim do ano passado.

O deputado e relator da PEC da Segurança, Mendonça Filho participou na terça de debate sobre a proposta enviada pelo governo à Câmara em 2025

Barraconense condenado a mais de 50 anos por estupro morre após complicações de saúde
Incêndio destrói carreta frigorífica às margens de rodovia BR 280, em Flor da Serra do Sul

Motorista confunde copo de bebida com câmbio

Fonte G1

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.